Cidadeverde.com

Brasileiro resolve mistério de Machu Picchu

Quem já foi a Machu Picchu no Peru já deve ter feito esta pergunta: por que os Incas vieram construir uma cidade toda de pedra numa altitude de mais 2300 metros acima do nível do mar? Os Incas são os únicos povos que se tem notícia que construíram um reino em tão elevadas altitudes. Todas as grandes civilizações do mundo construíram seus impérios mais pertinho do mar.

O mistério para tão intrigante pergunta pode ter chegado ao fim graças a pesquisa de um geólogo gaúcho, Rualdo Menegat, do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Menegat teve um insight sobre a possibilidade dos Incas terem aproveitado uma falha geológica para construírem a cidade com rochas mais “moles” ou mais friáveis. A cidade de Machu Picchu fica exatamente num local com estas características. Menegat fez quatro excursões para a região e examinou várias imagens de satélite, de vários canais. Seu trabalho apresentado na Sociedade Americana de Geologia já foi publicado em 15 idiomas e ganhou notoriedade em revistas como a Science.

Para o cientista brasileiro, os Incas identificaram a facilidade de conseguir água (nos aquíferos que se originavam nas rochas fraturadas) e a firmeza e facilidade em trabalhar com as rochas como vantagens para construção de tão impressionantes edificações, consideradas entre as maravilhas do Império Inca datada do Século XV.

A pesquisa do geólogo Rualdo Menegat é mais uma importante contribuição brasileira para o conhecimento mundial.

Até a próxima...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais