Cidadeverde.com

Internet 5G

A gente mal se acostuma com uma tecnologia e outra já vem batendo à porta. Trata agora da internet de 5ª geração, chamada de Internet 5G. Na verdade esta ampliação de “Gs” refere-se à evolução da internet disponibilizada para uso por todos.

Quando foi lançada, a internet 2G possibilitou o uso de mensagens usando os smartphones. Passamos a mandar e-mails e mensagens rápidas e curtas, via SMS (Short Message Service, em tradução livre: Serviço de Mensagens Curtas) através dos aparelhos de telefonia celular.

A internet 3G possibilitou a ampliação das formas de comunicação, desta vez com a possibilidade de mandar fotos, áudios e vídeos. Saíamos da era do texto para era do envio de outros tipos de mídia.

A partir de 2010 começou a ser implantada a tecnologia 4G. Com ela foi possível a transmissão ao vivo com uso de som e imagem. Permitiu que as pessoas conseguissem se conectar mais proximamente, dada a sensação de falar usando os recursos de som e imagem ao mesmo tempo.

A internet 5G traz a revolução de ser muito mais rápida do que a internet 4G: estima-se que será de 10 a 20 vezes mais rápida do que a atual. Com isso downloads e uploads consumirão apenas alguns segundos para acontecer. Será bem desfrutada por quem gosta de assistir filmes ou ouvir músicas em plataformas Streaming.

A novidade da Internet 5G só chegará ao Brasil em 2022. Em recente entrevista para o Portal UOL, o Ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação disse que há um conflito de natureza técnica a ser resolvido no Brasil, o que obrigou o MCTIC a adiar a licitação para exploração do serviço 5G no país.

Vamos esperar as novidades.

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais