Cidadeverde.com

Internet 5G

A gente mal se acostuma com uma tecnologia e outra já vem batendo à porta. Trata agora da internet de 5ª geração, chamada de Internet 5G. Na verdade esta ampliação de “Gs” refere-se à evolução da internet disponibilizada para uso por todos.

Quando foi lançada, a internet 2G possibilitou o uso de mensagens usando os smartphones. Passamos a mandar e-mails e mensagens rápidas e curtas, via SMS (Short Message Service, em tradução livre: Serviço de Mensagens Curtas) através dos aparelhos de telefonia celular.

A internet 3G possibilitou a ampliação das formas de comunicação, desta vez com a possibilidade de mandar fotos, áudios e vídeos. Saíamos da era do texto para era do envio de outros tipos de mídia.

A partir de 2010 começou a ser implantada a tecnologia 4G. Com ela foi possível a transmissão ao vivo com uso de som e imagem. Permitiu que as pessoas conseguissem se conectar mais proximamente, dada a sensação de falar usando os recursos de som e imagem ao mesmo tempo.

A internet 5G traz a revolução de ser muito mais rápida do que a internet 4G: estima-se que será de 10 a 20 vezes mais rápida do que a atual. Com isso downloads e uploads consumirão apenas alguns segundos para acontecer. Será bem desfrutada por quem gosta de assistir filmes ou ouvir músicas em plataformas Streaming.

A novidade da Internet 5G só chegará ao Brasil em 2022. Em recente entrevista para o Portal UOL, o Ministro Marcos Pontes, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação disse que há um conflito de natureza técnica a ser resolvido no Brasil, o que obrigou o MCTIC a adiar a licitação para exploração do serviço 5G no país.

Vamos esperar as novidades.

Boa semana para todos (as).