Cidadeverde.com

COVID-19: possibilidade de testes mais aprofundados com o buriti

Segunda-feira da semana que passou, conversando com um amigo pessoal, o Prof. Francisco das Chagas Lima, descobri sobre a pesquisa que testou o óleo de buriti com um produtor de moléculas importantes para testes de inibição contra o vírus SARS-Cov2. Escrevi o post que viralizou e pautou atividades em outros setores e órgãos da imprensa.

O alcance foi o resultado do esforço da equipe de jornalistas do Portal Cidade Verde, especialmente das jornalistas Caroline Oliveira e Yala Sena que deram a importância merecida para a matéria, além das redes sociais por onde reverberou o disse me disse da novidade que pode de fato apresentar bons resultados, caso seja dada continuidade às pesquisas in vitro e in vivo. A credibilidade do Portal e sobretudo o esforço dos seus leitores foram as molas propulsoras.

Com a publicação do artigo, cuja prova online foi publicada no dia 12/06/2020 na revista Journal of Biomolecular Structure & Dynamics, formalmente a comunidade científica tomará conhecimento dos resultados e é possível que outros grupos de pesquisadores deem segmento às etapas que permitam uma melhor comprovação dos resultados.

Antes mesmo dos resultados saírem, o Prof. Dr. Francisco das Chagas Alves Lima foi contatado por pesquisadores da Fundação Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ do Rio de Janeiro, para o planejamento do início dos testes com as moléculas que se mostraram com afinidade ao processo de inibição do Complexo 2GTB-Peptidase. Certamente que o contato com a informação estes pesquisadores tiveram através do Blog Ciência Viva.

Agradeci ao Dr. Francisco Lima, com quem tenho amizade por mais de dez anos, pela oportunidade de divulgar a pesquisa do seu grupo. A postagem que fala da pesquisa com o buriti foi publicada no dia 09 de junho e desde então já ultrapassou a marca de 100.000 acessos.

Muito bom que o Ciência Viva esteja contribuindo fortemente para divulgação do conhecimento científico, especialmente da combalida ciência brasileira, que precisa ser conhecida do grande público, especialmente do cidadão comum, para aprenda a valorizar os investimentos neste segmento.

Boa semana para todos (as)...

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais