Cidadeverde.com

Alguns esclarecimentos do mundo acadêmico

Hoje resolvi tirar algumas dúvidas de alguns dos leitores do Ciência Viva que não pertencem ao meio acadêmico e que vivem a cair na lábia de quem, por algum motivo, quer se engrandecer por meio de falácias. Isso pode até ganhar um tom politizado, mas antecipo que polemizar não é minha intenção. Vou facilitar colocando algumas perguntas que já me fizeram, aí respondo esclarecendo.

Por que algumas pessoas mentem no Currículo Lattes?

Esta foi uma pergunta que me fizeram duas vezes: quando um ex-Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, caiu em desgraça com algumas inverdades postas no currículo e, mais recentemente, um indicado para o STF também o fez. O Lattes é o espaço onde qualquer pessoa pode construir o Currículo. Um dia um ex-aluno disse que o Lattes era a “Rede Social dos Nerds”. Na verdade, o Lattes é uma referência na área de pesquisa. Um banco de dados de informações sobre pesquisadores. Mas as informações são de total responsabilidade dos seus autores. É como diz aquela passagem da música do Capital Inicial: “O que você faz quando / Ninguém te vê fazendo / Ou o que você queria fazer / Se ninguém pudesse te ver”. Então robustecer o Lattes é uma situação de status, pelo menos no meio acadêmico. É uma mentira fácil de pegar, mas que as pessoas não se preocupam muito em fazê-la, exceto se tiverem que provar o que colocaram ou ocupar cargos públicos como o ministro e o desembargador que caíram nesta tentação.

O que era melhor eu fazer: uma pós-graduação ou um mestrado?

Recebi esta pergunta de um ex-aluno recém-formado. Vamos por parte. Pós-Graduação é um curso que se faz depois da graduação. Assim o mestrado, o doutorado ou a especialização, são todos cursos de PÓS-Graduação, porque são cursos realizados DEPOIS da Graduação. Agora, existe a Pós-Graduação Lato Sensu (Lato quer dizer Largo, Amplo) que são as Especializações e Aperfeiçoamentos, e são cursos mais amplos, aproveitando concludentes de quaisquer áreas. Não preparam para o trabalho, por isso os concludentes recebem, apenas, Certificados. Mestrado e Doutorado são cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Stricto quer dizer estreito, numa alusão às especificidades do curso). São cursos mais específicos e formam para o trabalho, por isso os concludentes recebem Diplomas.

Professor, quando o senhor vai fazer seu “PhD”?

Me perguntaram isso em um seminário depois que apresentei dados da minha tese de Doutorado. Devolvi a pergunta: o que você acha que é um PhD? O interlocutor falou: não seria o título de Pós-Doutorado? Muita gente não sabe de fato o que um pós-doutorado. Pós-Doutor não é um título acadêmico. O último título da carreira acadêmica é o Doutorado. Pessoas com doutorado podem ter feito um Philosophy Doctor ou Doutor em Filosofia (PhD) ou Doctor in Science ou Doutor em Ciência (DSc). O Pós-Doutorado ou Estágio Pós-Doutoral é um estágio que se faz depois do Doutorado. E porque alguns pesquisadores recorrem ao Pós-Doutorado? Em geral pesquisadores que querem se reciclar, aprender algo novo, ou mesmo voltar a produzir e publicar depois de passado o tempo de Doutorado. Mas muitas pessoas insistem que estão com um novo título, o que termina causando esta confusão na cabeça das pessoas que não pertencem ao meio acadêmico.

Assim, encerro este texto com algumas dicas importantes:

1) Preencha seu Lattes com as informações verdadeiras. Mentira tem “pernas curtas” e não demonstra nenhuma vantagem para um candidato a pesquisador.

2) Recomendo que, antes de entrar em um Mestrado, procure fazer um curso Lato Sensu. A experiência mais importante de um curso de pós-graduação é o seu trabalho final. Quem entra em um mestrado ou em um doutorado e não o completa, em geral é porque não conseguiu concluir a dissertação ou a tese, que são, sem qualquer sombra de dúvidas o maior de todos os desafios.

3) Se você concluir um doutorado e tiver ânimo, siga fazendo um ou mais estágios pós-doutorais. Procure experiências em centros mais desenvolvidos, de preferência em locais que disponibilizem equipamentos e técnicas mais sofisticadas para que você consiga crescer mais na sua área. A possibilidade de estágios pós-doutorais no exterior é uma opção muito interessante.

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais