Cidadeverde.com

Botânicos do Piauí assumem a Regional Nordeste da SBB

A Sociedade Botânica do Brasil é uma entidade civil, sem fins lucrativos que reúne pesquisadores de todos os níveis que atuam na pesquisa botânica no país. Criada em 1950, a SBB é uma das mais antigas sociedades científicas do Brasil.

Com sede em Brasília (DF), a SBB tem como missões prover a ampliação do conhecimento sobre a flora brasileira; incentivar a formação de recursos humanos em Botânica e; fornecer subsídios, dados e parâmetros para a tomada de decisões e políticas de meio ambiente, relacionadas aos diferentes ecossistemas do País e sua cobertura vegetal.

Além da Diretoria principal, a SBB tem seis diretorias regionais. São elas: Regional Sul, Regional São Paulo, Regional Rio de Janeiro, Regional Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo, Regional Centro-Oeste e Regional Nordeste.

A Regional Nordeste vinha sendo presidida pelo Prof. Francisco Soares Santos Filho, na condição de Pro-Tempore (até que fosse feita uma eleição para ocupação da Diretoria) este ano de 2020. A eleição ocorreu no início de dezembro e o mandato da nova diretoria será para o biênio 2021-2022.

Conheça a nova Diretoria da Sociedade Botânica do Brasil na Região Nordeste

Presidente:

Profa. Dra. Josiane Silva Araújo

Doutora em Botânica (UFV), Mestre em Botânica (UFV), Licenciada em Ciências Biológicas (UESPI). Professora Adjunto IV da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotada no Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior (PI). É especialista em Anatomia Vegetal, com foco na Anatomia Taxonômica de diversos grupos, com destaque para as famílias Malpighiaceae e Sapotaceae.

Vice-Presidente:

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho

Doutor em Botânica (UFRPE), Mestre em Botânica (UFRPE), Licenciado em Ciências (UFPI).

Professor Associado II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado no Centro de Ciências da Natureza do Campus Poeta Torquato Neto em Teresina (PI). É especialista em vegetação de ecossistemas costeiros, atuando também como taxonomista vegetal com ênfase para família Euphorbiaceae.

Secretária:

Profª Drª Maria Carolina de Abreu

Doutora em Botânica (UFRPE), Mestre em Botânica (UFRPE). Bacharel em Ciências Biológicas (UFPI).

Professora Associado I da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É especialista em taxonomia vegetal,  família Oxalidaceae, atuando nas áreas de Florística e Ensino de Botânica.

Tesoureiro:

Prof. Dr. Hermeson Cassiano de Oliveira

Doutor em Botânica (UEFS), Mestre em Botânica (UEFS), Licenciado em Biologia (UVA-CE).

Professor Adjunto II da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado no Campus Heróis do Jenipapo em Campo Maior (PI). É especialista em Taxonomia e Ecologia de Briófitas, tendo integrado a missão de cientistas que pesquisa a Biodiversidade da Antártida.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais