Cidadeverde.com

Cemitério de pets de 2000 anos é encontrado

Outro dia vi um anúncio de que Teresina ganhará um cemitério de pets, o que não me causou nenhuma surpresa visto que muitas pessoas nutrem o hábito de ter animais de estimação, gerando este tipo de demanda (a funerária). Os pets, aliás, movimentam um mercado em expansão mundo afora visto que muitas pessoas têm nos animais uma válvula de escape para preencher a solidão e o cotidiano. De fato, cães e gatos, principalmente, são companhias encantadoras.

O que parece ser uma novidade na Capital do Piauí, já existia há pelo menos 2.000 anos no Egito. Encontrado em 2011 sob o que seria um lixão romano, foi revelado mais recentemente um cemitério de pets na costa egípcia do Mar Vermelho um conjunto de 600 covas de animais domésticos. 90% das covas trazem gatos e pelo formato como foram encontrados os esqueletos, levou cientistas a acreditarem que seriam enterrados de modo proposital, e não simplesmente jogados em valas.

Gato enterrado com coleira de cobre. Fonte: Revista Science.

Alguns corpos estão enterrados em sarcófagos cerâmicos ou sob restos de tecidos. Alguns animais trazem adornos de cobre ou de ferro como se fossem colares, coleiras ou outros tipos de adornos. A pesquisa vem sendo conduzida por pesquisadores de instituições canadenses, belgas e polonesas na região de Berenice, onde funcionou na Antiguidade um agitado porto romano, por onde chegavam e partiam produtos comercializados entre a Índia, Arábia e Europa.

Gato numa espécie de "sarcófago" cerâmico. Fonte: Revista Science.

De acordo com alguns estudiosos do assunto, moradores da região de Berenice valorizavam muito o trabalho de gatos visto que, por se tratar de uma região portuária, deveriam existir muitos ratos. A relação entre o homem e os animais de estimação não é tão nova assim. Além de gatos, as covas também trazem cães e macacos, especialmente filhotes de cães ou animais do tipo “toy”.

As sociedades, por vezes, se repetem em hábitos ao longo de suas respectivas existências. A ciência está aí exatamente para elucidar estes fatos.

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais