Cidadeverde.com

4 anos em atividade

Há quatro anos iniciei uma atividade diferente das que costumava a fazer: passei a assinar o Blog Ciência Viva, onde falo temas relacionados a Ciência, Tecnologia, Educação e Meio Ambiente. O Ciência Viva foi uma iniciativa minha em comum acordo com a Jornalista Yala Sena, editora-chefe do Portal Cidade Verde, com o apoio de duas jornalistas: Ana Flávia Soares e Jordana Cury.

Durante minha carreira escolar e profissional sempre gostei muito de ler e escrever. A missão de professor me exigiu que passasse a tentar simplificar conteúdos para os meus alunos e a facilidade em escrever ajudou muito na tarefa de tentar “traduzir” conhecimento científico para o grande público. Discutindo com a Ana e a Jordana, entendi a perspectiva do leitor. Nos primeiros textos recebi dicas de como esmiuçar ou favorecer a qualquer pessoa que conseguisse acessar o texto, além de formular manchetes que atraiam mais leitores. Yala me passou diretrizes importantes sobre a frequência de publicações e um pouco sobre o perfil do público leitor do Portal.

Em 14 de julho de 2017 estreei com uma publicação sobre a finalidade do Blog e busquei temas que pudessem atrair a atenção das pessoas e, sobretudo divulgar o trabalho de pesquisadores brasileiros, especialmente os radicados no Piauí. Descobri que as pessoas têm muita curiosidade sobre determinados temas locais e passei a pesquisar sobre estes para trazer ao leitor a verdade e desmistificar algumas coisas. Inicialmente escrevia duas ou três vezes por semana, mas vi que a frequência dos leitores não atendeu minhas expectativas iniciais. Procurei centrar-me em temas do momento e trazer informações inéditas que pautaram outros meios do Grupo Cidade Verde e até outros veículos de comunicação. Durante várias semanas seguidas os encartes de domingo de um grande jornal de circulação local pegavam carona nos temas que vieram à baila para imprensa através do Ciência Viva.

"O blog Ciência Viva, na minha opinião, é um dos principais meios de informação científica do Brasil e o maior do Piauí. O professor Dr. Francisco Soares vem desempenhando um papel fundamental à frente do blog, trazendo semanalmente, notícias e informes de ciência de qualidade e que enriquece o conhecimento de todos que o prestigiam com uma boa leitura. Durante a pandemia do SARS-COV-2, duas publicações no blog sobre meus trabalhos foram muito importantes para um maior reconhecimento em nível local o que propiciou, posteriormente, o financiamento dos dois projetos. Parabéns, meu amigo professor Francisco Soares. Desejo cada vez mais sucesso do blog".

Prof. Dr. Francisco das Chagas Alves Lima (Professor Associado da Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

Durante a pandemia procurei ler bastante sobre o assunto, com a finalidade de minimizar os efeitos das Fake News que continuam atrapalhando o combate a esta doença terrível – a COVID19. De tanto ler sobre o assunto já estava conseguindo buscar informações em periódicos internacionais para tentar tranquilizar os leitores. Muitos interagiram comigo através do canal Fale com o Colunista. Encontrei pessoas que não via e falava há muito tempo, mas que fizeram questão de dizer: “acompanho você pelo Blog”. “Leio toda semana o que você escreve”.

"Que a ciência desempenha um papel importante em nossas vidas, todo mundo sabe. Agora, conhecer a ciência produzida em nossas universidades e centros de pesquisa, nem todo mundo conhece. Eu tive o privilégio de ter um dos meus trabalhos divulgados no maior canal de difusão de ciência piauiense, lá em suas origens, em 2017. Em 2021 já são centenas de matérias no blog "Ciência Viva" produzidas carinhosamente pelo meu amigo Dr. Francisco Soares. Que a ciência continue pulsando viva e sendo cada vez mais propagada para todos".

Prof. Dr. Carlos Giovanni Nunes de Carvalho (Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí - UESPI)

 

Hoje me orgulho de já ter produzido quase 400 textos e alguns destes terem alcançado mais de 130 mil pessoas. Acho importante um texto que fala de ciência, em um país com tantos analfabetos funcionais, chegar à leitura de tantas pessoas.

"O blog Ciência Viva é uma das poucas vozes piauienses que permitem o alcance de importantes temas em ciência e suas implicações para o público geral. Com uma linguagem precisa e sagaz, consegue atingir um amplo público e trazer à luz temas relevantes e de interesse geral. Uma das minhas leituras certas aos domingos".

Prof. Dr. Daniel Dias Rufino Arcanjo (Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí - UFPI) 

Alguns pesquisadores, que já foram notícia no Ciência Viva, atendendo a um pedido meu, expuseram suas opiniões sobre o Blog, que foram destacadas ao longo do texto. Da minha parte só gratidão ao Cidadeverde.com, aos colegas pesquisadores que dão força a este trabalho e aos leitores do Ciência Viva que são a principal razão dele existir.

Viva a Ciência!!! Ciência Viva!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais