Cidadeverde.com

Médico piauiense inventa detector portátil para tumores cancerígenos

“Aliviar seus efeitos é uma tarefa diária, curá-la, uma ardente esperança”, já dizia o médico William Castle em 1950 quando descrevia um dos tipos de Câncer, a Leucemia, numa demonstração de que esta doença é o assombro de muitos pacientes e é um desafio constante para medicina. É quase um consenso que um câncer diagnosticado logo no início aumenta fortemente a chance de cura, pois se busca, imediatamente, um conjunto de procedimentos que podem facilitar o tratamento e levar o paciente à finalização da doença e, enfim, a cura.

Quanto mais rápido chega-se ao diagnóstico, mais seguro é o planejamento para se alcançar o sucesso no tratamento. O diagnóstico depende de uma série de rotinas adotadas a partir de descobertas sobre o comportamento da doença, especialmente porque em geral, o organismo pode formar tumores benignos, que não consomem o paciente e que podem ser removidos sem danos maiores. O grande problema é quando aparecessem os tumores malignos, as chamadas neoplasias malignas, que se caracterizam pela proliferação descontrolada de células em razão de danos no DNA celular. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, quanto mais cedo a descoberta, maior a chance de cura.

Um dos exames mais avançados na detecção do câncer é o PET-CT Oncológico que é um exame por imagem com alto nível de detalhamento, feito em uma máquina que agrega técnicas de Tomografia Computadorizada (CT) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). Esta tomografia por emissão de pósitrons é a responsável pela confirmação das atividades metabólicas celulares anormais, associada ao Câncer. Este tipo de equipamento é bastante preciso. Estudos apontam para um índice de 30% dos casos com mudança no tratamento, após o resultado de um PEC-CT, dada a precisão das imagens produzidas por este equipamento. Dá para imaginar o custo de um equipamento como este já que o exame feito por ele custa entre 3.500 a 5.100 reais?

Fonte: https://kozma.com.br/para-que-serve-o-exame-pet-ct/

Uma solução alternativa, para um exame de alta resolutividade, mas com um custo bem inferior e que pode revolucionar o diagnóstico de câncer pode ter saído da criatividade do médico piauiense Ary Oliveira Pires. Médico com especialidade em Medicina Nuclear e atuando em várias clínicas e hospitais de Teresina, Dr. Ary inventou e patenteou o Detector Ionizográfico. Assim como o equipamento que realiza a PEC-CT, o Detector criado pelo Dr. Ary em parceria com o pesquisador Helton Gírio Matos, pode combinar o diagnóstico feito por imagens e a detecção de substâncias radioativas que são inoculadas nos pacientes com câncer para provisão do diagnóstico. A diferença primária está na facilidade de trabalhar com o Detector Ionizográfico que é um aparelho portátil que deve ter um custo bastante reduzido quando produzido em escala industrial.

Dr. Ary Pires. Fonte: Arquivo pessoal.

Eu conversei com o Dr. Ary Pires que é um médico bastante antenado e está na linha de frente na realização de exames para diferentes doenças que podem ter seu diagnóstico associado às técnicas que usam os recursos da medicina nuclear. O equipamento foi testado em pacientes com nódulos de câncer de mama e os resultados aferidos pelo novo equipamento foram confirmados pelas técnicas já preconizadas para este diagnóstico. “Estamos muito animados com o registro da patente, respaldado pelos resultados já publicados que apontam para uma nova arma para diagnosticar precocemente diferentes tipos de neoplasias malignas”, ressaltou o Dr. Ary.

Detector Ionizográfico: aparelho portátil para detectar tumores cancerígenos. Fonte: Dr. Ary Pires.

Importante ressaltar que a pesquisa foi custeada pelo Dr. Ary e foi promovida aqui mesmo em Teresina (PI). O resultado pode ser um equipamento revolucionário que pode melhorar a eficiência do diagnóstico dos casos de tumores malignos, aumentando as chances de sobrevivência para os que lutam contra esta doença. Pesquisa feita no Piauí, por piauienses e é bom se frise: sem a ajuda de financiamento público!

Dr. Ary Pires tem a veia científica herdada da mãe, a Profª Drª Maria de Fátima Oliveira, pesquisadora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A bem da verdade o Piauí tem talentos que podem revolucionar diferentes áreas do conhecimento. O que nos faltam são governantes que tenham um mínimo de iniciativa.

Uma boa notícia!

Boa semana para todos (as).

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais