Cidadeverde.com

Mais um cientista na pista...

Aprendi com minhas professoras de jornalismo (Ana Flavia Soares, Jordana Cury e Yala Sena) que um bom título pode render muitos views, foi o que me moveu a usar o título acima, pois temos mais um cientista passando a se dedicar ao público leitor dos portais e blogs.

O Portal Cidade Verde ganhou mais um colaborador da área científica. Frise-se: mais um pesquisador que, entre suas diversas atividades, usa o espaço gentilmente cedido pelo Grupo Cidade Verde para falar um pouco da ciência que desenvolve. Faço questão de deixar claro porque este é um trabalho voluntário e sem remuneração por opção do pesquisador. Quem lida com ciência tem, entre suas missões, a tarefa de fazer atividades extensionistas, que se traduzem em transformar conhecimento acessível. Fazer transposição didática do que se ensina e se pesquisa para o público em geral. Fortalecer o acesso a todos. Uma forma de educar informalmente.

Ditas estas palavras e feitos estes esclarecimentos apresento-lhes o Prof. Dr. Marcos Lira, que assina, desde a semana passada o Blog Energia Ativa (https://cidadeverde.com/energiaativa). Marcos Antonio Tavares Lira é Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPI; Mestre em Ciências Físicas Aplicadas pela UECE; Graduado em Engenharia Elétrica pela UFC; Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UECE. Professor do curso de Engenharia Elétrica da UFPI e dos cursos de Mestrado em Engenharia Elétrica (UFPI), Mestrado em Climatologia (UECE) e Doutorado em Desenvolvimento e meio Ambiente (UFPI).

Conheci o Marcos Lira quando estávamos organizando o Pint of Science em 2018. Foi empatia imediata porque pensamos ciência de forma muito parecida. O Portal Cidade Verde ganhou um blogueiro preparado e os leitores vão poder tirar muitas dúvidas sobre uma questão muito importante que é a disponibilidade de energia. E a ciência também ganhou mais este divulgador. Salve, Marcos Lira!

Boa semana para todos (as).