Cidadeverde.com

AquaRio: o fundo do mar sem se molhar

  • AquaRIO8.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO7.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO6.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO5.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO4.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO3.jpeg Francisco Soares Santos Filho
  • AquaRIO2.jpeg Francisco Soares Santos Filho

Já imaginou fazer uma visita no fundo do mar? “Nadar” entre os peixes de diferentes espécies, incluindo tubarões e arraias e observar outros animais como anêmonas-do-mar, gorgônias e corais? Uma experiência incrível, né? Você pode fazer isso em pontos de mergulho em diferentes lugares. Mas se quiser fazer isso sem se molhar fica fácil, basta visitar o AquaRIO, na Praça Muhammad Ali, Via Binário do Porto na Gamboa, Rio de Janeiro, uma área que foi requalificada para o período da Olimpíada de 2016 e é chamada de Porto Maravilha.

O AquaRio, considerado o maior aquário da América do Sul, reúne uma coleção de mais de 350 espécies vivas de diferentes animais aquáticos encontrados no mar, em um ambiente bem adequado para se aprender sobre a vida marinha, os hábitos de alguns animais deste ambiente e boas lições sobre a ecologia de algumas espécies. Uma escola diferente para se aprender sobre o mar e a vida marinha. As crianças que visitam ficam encantadas com os animais que veem nos aquários. Chamam muita atenção os exemplares de peixe-palhaço e do peixe cirurgião-patela, especialmente por causa dos personagens que se baseiam nos espécimens da vida real: Nemo e Dory, do clássico desenho da Disney.

Este foi o segundo aquário de grande porte que tive a oportunidade de visitar. Em 2014 conheci o Oceanário de Lisboa. Guardando-se as devidas proporções o AquaRio não deixa a desejar em relação ao Oceanário. No acesso ao AquaRio, o visitante inicia a visitação pelo terceiro andar e percorre o espaço em torno de vários aquários, muitos dos quais interligados, proporcionando um ambiente “natural” para os espécimens de animais presentes. Além de visualizar os animais através de paredes de vidro, num dado momento o visitante passa por um túnel de vidro, “mergulhando” literalmente no maior de todos os aquários com várias espécies de peixes, dentre eles pequenos tubarões e raias de várias espécies.

Sinta um pouco do que é visitar o maior dos aquários do AquaRIO. Imagens: F.S.Santos-Filho

Se tiver oportunidade de visitar o Rio de Janeiro não perca a chance de conhecer o AquaRio. É um passeio inesquecível e que vale a pena, especialmente para crianças de todas as idades.

Até o próximo post...