Cidadeverde.com

Tá quente por que tá queimando? Ou tá queimando por que está quente?

Por: Aníbal Cantalice

Morar no Piauí e não conhecer o famoso B-R-O-BRÓ, seria quase uma heresia. A expressão vem da junção das últimas sílabas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, que são os mais quentes do ano. É nessa época do ano que o piauiense se prepara para grandes ondas de calor e para as demais consequências que o período pode trazer. Dentre as consequências naturais está a falta de chuvas, alto índice de evapotranspiração (ciclo que envolve a mudança da água líquida no solo e nas plantas para a atmosfera em estado gasoso), fazendo com que o ambiente fique mais seco e propício para que aconteçam queimadas.

Então a resposta é fácil “tá queimando porque está quente!”. Se você olhar por esse lado, SIM. O que nós chamamos de inverno vai chegando, o clima vai ficando cada vez mais quente, deixando as plantas secas e o próprio calor faz com que as matas peguem fogo. Mas se o natural é assim, por que a cada ano que passa parece que se ampliam os focos de incêndio? Se você está pensando nisso, você está certo. O mês de setembro normalmente é o que apresenta o maior número de focos de incêndio. Só neste último setembro foram registrados 5106 focos de incêndios no Piauí, ou seja, um aumento de 45% quando comparado à 2020 e a 38% em relação à 2019, sendo que somente em 2010 tivemos um número de focos maior que esse¹.

O que acontece é que grande parte das queimadas são ocasionadas pelo ser humano nas mais diversas formas, desde a uma simples bituca de cigarro jogada para fora do carro em uma área com vegetação próxima até o ato de queimar a vegetação a fim de abrir espaço para a produção de gado, expansão agrícola ou apropriação de território, sendo estas três últimas as causas mais frequentes de incêndio no Piauí e no Brasil. Um dos casos mais graves e extremamente noticiado foi o incêndio que aconteceu na região do Pantanal, que teve como causa a ação humana². O aumento das queimadas ocasionados pelo ser humano, embora ocorram em áreas locais, não é uma ação única, ou seja, acontece em todo o território brasileiro e mundial.

Esse aumento de queimadas implica de diversas formas o ser humano, formas essas que às vezes não refletimos muito, ou pelo menos não nos colocamos como culpados. A principal delas é a perda da vegetação natural, que por sua vez é responsável por diversos processos ecológicos, sendo a manutenção e regulação da temperatura uma delas. Por exemplo, estudos recentes mostraram que a diminuição da vegetação entre 2000 e 2010 levaram a um aumento médio de 0.38ºC nas regiões tropicais, bem como se a devastação continuasse e tivéssemos uma perda de 50% das florestas tropicais o aumento seria entre 1.0ºC e 1.5ºC ³. Com isso, a temperatura aumenta e o ambiente fica propício para novas queimadas.

Então dessa vez parece que a resposta para a nossa pergunta seria “ta quente por que tá queimando!”. Se você olhar por esse lado, SIM. As florestas são queimadas, e por falta de árvores o balanceamento do clima é prejudicado e as temperaturas aumentam. Mas, é aí... Qual é o certo? Que lado você escolhe da história? Se essa pergunta fosse para mim, biólogo, com pesquisas em conservação da natureza e ciências sociais aplicadas, eu escolheria não ter um lado, mas sim entender que existe um processo natural que estamos intensificando, querendo ou não para o nosso bem-estar, apesar de temporário. Eu aconselharia mudarmos nossa abordagem. Começar a pensar em um bem-estar duradouro e combater esse número de queimadas que só vêm aumentando.

Para isso, precisamos nos sensibilizar que qualquer queimada precisa de supervisão adequada e antes disso de autorização dos órgãos municipais do meio ambiente, que descuidos como uma pequena bituca de cigarros ou a queima de um lixo podem gerar um grande estrago ao meio ambiente. Uma das coisas mais importantes é termos consciência que somos os culpados pelas degradações ambientais, e que somos nós que devemos reparar e mitigar as consequências da nossa existência à natureza em uma busca sensata e racional, não esperando um milagre divino ou científico como uma cura imediatista e milagrosa.

Para denunciar queimadas, você pode acionar os números da Polícia Civil (147) e Polícia Militar (190), ambos gratuitos. Para mais contatos de órgãos e entidades que cuidam de denúncias ambientais, entre em: https://www.greenpeace.org/brasil/faca-uma-denuncia-ambiental/

Vamos entrar juntos nesta luta para reduzir as queimadas?

 

 

 

¹ Banco de Dados Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE);

² Relatório da perícia do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT)

³ PREVEDELLO, Jayme A. et al. Impacts of forestation and deforestation on local temperature across the globe. PloS one, v. 14, n. 3, p. e0213368, 2019.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais