Cidadeverde.com

Como um ramo da matemática pode combater invasões de privacidade?

É isso mesmo o que você leu: como um campo estudado na matemática pode ser usado para usar na proteção de dados e para evitar invasões de privacidade de dados de pacientes?

Um grupo de matemáticos liderados pelo pesquisador Zhyiu Wan publicou artigo na Advances Science do mês passado onde expõe um estudo feito com mais de 20 mil registros biomédicos e utilizando a Teoria dos Jogos

Os pesquisadores representaram um jogo de reidentificação e viram que era possível sugerir uma estratégia ideal de compartilhamento de dados, usando a base da Teoria de Jogos. E o que é a Teoria de Jogos?

Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas nas quais jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos, como neste caso que serviu para analisar dados genômicos de vários pacientes. A Teoria é bastante usada nas ciências da computação, especialmente no ramo da Inteligência Artificial.

Se quiser saber mais detalhes do trabalho publicado acesse o link aqui.

Boa semana para todos (as).

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais