Cidadeverde.com

Um piauiense de Oxford para Harvard

Esta é mais uma daquelas boas histórias que gosto de contar aqui no Ciência Viva e que nos enchem de orgulho. O Piauí, não me canso de falar, tem como principal produto de exportação o piauiense. Pode até parecer um ufanismo tolo, mas gosto de espalhar boas notícias e sempre que puder compartilharei com os que me acompanham pelo Blog.

José Inácio da Costa Filho, o Zina. Fonte: Arquivo pessoal

Em 2019 publiquei sobre os estudos realizados pelo físico piauiense José Inácio da Costa Filho (veja aqui). O Zina, como era conhecido entre seus colegas no Instituto Dom Barreto, deixou o curso de Engenharia Elétrica na USP para estudar Física no Instituto de Física da USP em São Carlos. Da USP foi para Universidade de Oxford na Inglaterra onde estudou propriedades da luz no microscópio óptico. Ele me explicou: “nós provamos o princípio de uma nova técnica de super-resolução [Hermite-Gaussian Microscopy - HGM]”.

Esquema de como funciona a técnica estudada por José Inácio. Fonte: Pushkina et al. (2021)

Assim: a microscopia óptica, aquela que utiliza lentes e feixes de luz, tem algumas limitações na ampliação de imagens. O estudo publicado pelo Zé Inácio utiliza feixes que viriam desorganizados para ocular do microscópio e usando um software esta imagem é “reorganizada”, ampliando a resolução do microscópio. E continuou: “existem técnicas melhores, mas todas tem ressalvas e restrições de aplicabilidade, e a nossa é mais geral. Ela se baseia em interferir a luz que atingiria a ocular com vários feixes estruturados de luz e medir a intensidade resultante. Usando aprendizado de máquina, nós reconstruímos a imagem da amostra a partir desses valores de intensidade”. Fantástico!

Na imagem do meio (B) como fica a reorganização da imagem usando a técnica HGM. Fonte: Pushkina et al. (2021)

A tese de Doutorado defendida pelo agora Dr. José Inácio Costa Filho foi aprovada sem correções na Universidade de Oxford. O estudo intitulado “Superresolution Linear Optical Imaging in the Far Field” foi publicado na Physical Review Letters, da Sociedade Americana de Física, em colaboração com mais três pesquisadores de Oxford e um pesquisador russo. Atualmente, Zina encontra-se trabalhando no grupo do pesquisador Tom Kirchhausen, no Boston Children’s Hospital da Escola de Medicina de Harvard.

A formação de grandes mentes não ocorre por acaso. A formação escolar e familiar é a base de tudo. Zé Inácio é filho da Professora Catarina de Sena (professora aposentada do curso de Letras da UFPI) e do Prof. José Inácio (professor do Curso de Filosofia da UFPI) e irmão do Dr. Sebastião Patrício Costa, professor do curso de Direito da UFPI. Zina é uma mente brilhante piauiense contribuindo com a humanidade.

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais