Cidadeverde.com

Enfim, aulas presenciais...

Com a amenização da pandemia de COVID-19 algumas coisas começam a ganhar uma nova dinâmica. Dentre elas o retorno às aulas presenciais na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), uma das instituições às quais dedico meu tempo de trabalho.

A volta às aulas fez crescer em todos com os quais eu conversei, nesta primeira semana de aulas, um sentimento de recomeço. Me transportei para a época em que comecei a trabalhar pela primeira vez. Aquela sensação de que começamos algo novo. Provavelmente, nunca mais retornaremos aos momentos anteriores ao período da pandemia. Não que este período estivéssemos parados. Pelo contrário: o momento da pandemia afetou enormemente o segmento da educação e professores e estudantes tiveram que se reinventar. Aprendi a lidar com as plataformas de transmissão de aulas e com algumas coisas mais complicadas como o uso de uma mesa digitalizadora para “escrever no quadro” para os estudantes, principalmente quando da necessidade de ensinar cálculos estatísticos (uma das minhas disciplinas é Bioestatística para a graduação em Ciências Biológicas).

Logo na primeira semana minha rinite alérgica voltou à tona, muito provavelmente pelo contato com salas de aula que permaneceram fechadas por quase dois anos e que serviram de substrato para instalação de microrganismos, dentre eles os fungos que tanto me sensibilizam nas vias aéreas superiores. Na universidade vi estudantes reclamarem da eterna falta de estrutura, que segundo os dirigentes atuais, são “problemas pontuais”. O problema é que são em muitos pontos. A falta de investimentos e a má gestão precisam ser revistas.

O certo é que os estudantes estão bem animados com o retorno, apesar das dificuldades que tem em chegar e sair da universidade, dada a falência do sistema de transportes coletivos da nossa cidade. Mas os três problemas – falta de investimentos e má gestão da universidade e falência do sistema de transportes – apresentam as mesmas causas relacionadas: más escolhas! Mas tudo isso pode ser esquecido com o tempo. Nas vésperas das eleições ninguém lembrará das dificuldades de hoje.

Queria, pois, apenas manifestar minha opinião sobre as aulas presenciais. Apesar dos pesares, não inventaram sistema melhor do que um professor na sala de aula.

Boa semana para todos e todas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais