Cidadeverde.com

#1 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em 2015 a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um conjunto de 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na verdade, são metas para melhorar a vida no Planeta com uma agenda apertadíssima para que os países a atinjam até 2030.

Os ODS são os seguintes, por ordem:

1) Erradicação da pobreza;

2) Fome zero e agricultura sustentável;

3) Saúde e bem-estar;

4) Educação de qualidade;

5) Igualdade de gênero;

6) Água potável e saneamento;

7) Energia limpa e acessível;

8) Trabalho decente e crescimento econômico;

9) Inovação na infraestrutura;

10) Redução das desigualdades;

11) Cidades e comunidades sustentáveis;

12) Consumo e produção responsáveis;

13) Ação contra a mudança global do clima;

14) Vida na água;

15) Vida terrestre;

16) Paz, justiça e instituições eficazes;

17) Parcerias e meios de implementação.

Estes ODS são todos absolutamente tangíveis, alcançáveis, mas dependem de um esforço hercúleo dos governos, das organizações, das empresas e, principalmente, da população. A população precisa estar inteirada sobre estas metas e as estratégias envolvidas que lhes permitam aglutinar-se em torno dos problemas e mexer com os responsáveis diretos pela elaboração de políticas e da sua execução, essencial para que a sociedade toda se movimente e consiga atingir cada um dos objetivos propostos.

O papel de cada cidadão em conhecer cada um destes objetivos é o primeiro passo. Já se vão sete anos que foram lançados e pouco disso, na prática, chegou até as escolas e universidades, para atuar de forma mais efetiva na formação e no conhecimento das pessoas.

Durante os próximos posts, vou concentrar esforços para trazer informações sobre cada ODS. É uma das formas que vejo em ajudar na promoção desta agenda, que só fortalece os esforços para que todos neste nosso planeta possam alcançar dias melhores. Revezarei estas postagens com outras sobre os demais temas que trato no Ciência Viva. Este é o verdadeiro papel da Difusão do conhecimento científico.

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais