Cidadeverde.com

Físico teórico piauiense publica estudo na Nature

Com o título “Temperature estimation of a pair of trapped ions” (Estimativa de temperatura de um par de íons aprisionado, em tradução livre) foi publicado na edição do dia 23/04 da Scientific Reports Nature, uma das mais importantes revistas científicas do mundo, o artigo do professor Dr. Olímpio Pereira de Sá Neto, juntamente com mais três pesquisadores: Helder Costa (UFPI/UESPI), Gilberto Prataviera (USP Ribeirão Preto), Marcos César de Oliveira (UNICAMP).

O trabalho foi aceito para publicação pela Nature por discutir sobre a possibilidade de se fazer inferências ou estimativa de temperaturas de um íon pela interferência de outro íon que esteja emaranhado com ele, dentro de determinadas situações, inclusive com o compartilhamento de propriedades quânticas entre estes íons. Esta descoberta pode resultar em uma revolução para computação quântica, facilitando, por exemplo, previsões sobre as modificações na temperatura em meios microscópicos, no evento que se discute constantemente sobre as propriedades desses aquecimentos. A descoberta é um passo importante para as pesquisas relacionadas aos estados quânticos por revelar detalhes sobre a natureza e as propriedades dos íons. Um avanço considerável para a física atômica.

Esquema da relação entre os dois íons. Fonte: Sá Neto et al. (2022)

Dr. Olímpio Sá Neto é bacharel em Física pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Mestre e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é lotado no curso de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), na qual ocupa o cargo de Professor Adjunto IV, lotado no Centro Integrado de Educação Superior do Campus Prof. Alexandre Alves na cidade de Parnaíba (PI). É um pesquisador que empreende todos os esforços para fazer ciência em nosso Estado, ainda que não tenha as condições ideais para trabalhar e não receba o apoio devido.

Dr. Olímpio Sá Neto em momento familiar. Fonte: Arquivo Pessoal.

 

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais