Cidadeverde.com

Ciência Viva completa 5 anos!

14 de julho é uma data bem especial para mim. Nesta data, há cinco anos, estreava minha atividade de Divulgação Científica usando como meio o Portal Cidade Verde. Foi um convite interessante que contou com a minha querida antiga aluna, Jordana Cury, então jornalista do Grupo Cidade Verde. Ela mostrou meus textos e me elogiou tanto que a Jornalista Yala Sena, com a devida anuência da presidência do grupo, me convidou e desde então, escrevo para este espaço.

Escrever sempre foi uma atividade que desenvolvi com certa facilidade. Explicar, esmiuçar, simplificar vem da minha verve de professor. Em casa, conto com a visão crítica da Jornalista Ana Flávia Soares, minha principal incentivadora. Ampliei muito meu escopo de leituras, para não falar apenas do que estudo com mais veemência. Acesso revistas como a Science, a Nature, além de ouvir podcasts e outras fontes de divulgação da ciência. Uso também o espaço para expor minha opinião e minha visão de leitor, de pesquisador e de cidadão. Tento analisar situações sem entrar em querelas, especialmente as de natureza política.

Na pandemia o Ciência Viva foi uma importante válvula de escape. Devorei tudo o que existia de informação sobre a COVID-19. No fundo também procurava informações que pudessem dar alento aos leitores. Vi o tamanho do alcance dos meus textos quando consegui mais de 100 mil acessos em um post que divulgava a pesquisa de piauienses sobre as propriedades de substâncias presentes no Buriti no reforço ao sistema imunológico. Aliás tenho certeza de que hoje sou o principal divulgador das pesquisas feitas nas universidades locais ou por piauienses espalhados mundo afora. Duas coisas curiosas: uma vez fui procurado por um pesquisador que estava radicado em outro país e que queria que divulgasse os estudos dele no Ciência Viva. Em outra circunstância uma jornalista amiga, de outro grupo de imprensa, se irritou porque não antecipei uma informação para não perder o “furo”.

Minha atuação no Ciência Viva é um trabalho absolutamente voluntário. O faço como uma extensão da minha carreira de pesquisador, por entender que a sociedade, em geral, merece ser informada sobre o que ocorre nas universidades e centros de pesquisa. Inclusive fui denunciado pela atividade que desempenho, ao que respondo um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) desde o ano de 2019, que deveria ter se encerrado em 60 dias...

O que me move não é dinheiro. Há coisas muito mais importantes e que, de tanto valor que tem, não tem preço. Às vezes, aos domingos, mando em uma lista de transmissão de uma rede social o link com o texto mais novo. Aí recebo mensagens de vários amigos e colegas de profissão. Pesquisadores e professores que usam o Ciência Viva como uma leitura de domingo. Mensagens como estas que recebi ontem quando avisei que ia escrever sobre o aniversário do Ciência Viva.

Inicialmente quero parabenizar o Ciência Viva pelos seus 5 anos e ao mesmo tempo parabenizar o dileto amigo professor Francisco Soares Santos Filho, pela dedicação e produção da mais prazerosa leitura dominical. Manter um canal de divulgação científica não é fácil, ainda mais no mundo de confrontos de negação da ciência que vivemos. Torná-lo atrativo é tarefa árdua. Por isso, encontro motivos para justificar tamanha contribuição do Canal para a imprensa local: Despertar o hábito de leitura prazerosa, do interesse por informações corretas e fáceis de compreender, estimular investigações de temas variados e relevantes e que permeiam o dia a dia do cidadão piauiense. Por esses e tantos outros motivos que desejo parabéns ao canal Ciência Viva e ao estimado professor Francisco Soares. Sucesso!”

Prof. José Williams Filho (Doutor em Biotecnologia / Professor do IFPI)

 

“O Ciência Viva dissemina conhecimento científico para a sociedade”.

Profª Socorro Meireles (Doutora em Ecologia de Amb. Aquát. Continentais / Professora da UFPI)

 

“O Ciência Viva sempre traz uma reflexão sóbria ou uma palavra de alento aos domingos. Melhor dia não poderia ser. Em um mundo com comportamentos, por vezes, até pré-históricos, ler uma coluna de opinião escrita por um cientista, diminui nossa angústia e colabora para a esperança de dias melhores”.

Prof. Leonardo Madeira Martins (Doutor em Desenv. Meio Ambiente / Professor da UNINOVAFAPI)

 

“Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo por tão importante e valiosa iniciativa. A divulgação científica é extremamente necessária para o mundo moderno, pois nesse contexto, ninguém vive sem que utilize fundamentos científicos em seu cotidiano. Divulgar a ciência é levar a toda população a comprovação de que a ciência é feita cotidianamente e o Projeto Ciência Viva contribui decisivamente para isso. Porém, é muito importante que a comunicação, em todas as suas manifestações, tanto escrita quanto televisiva, jornais, revistas, sites etc., criem mais possibilidades para o fortalecimento da divulgação científica. Projeto importante e necessário. Parabéns!”

. Prof. Raimundo Lenilde de Araújo (Doutor em Educação / Professor da UFPI)

 

“É sempre bom ler o Ciência Viva”.

Prof. Afonso Norberto (Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação / Professor da UESPI)

 

“Olá, Professor Soares! Gosto muito do Ciência Viva. Nos atualiza mesmo. Sempre estou a espera quando manda o link de acesso. Boa sorte e parabéns por sua contribuição científica e acadêmica!”

Profª Maria Luzineide Gomes Paula (Doutora em Geografia / Professora da UESPI)

 

"Seu blog é muito bom, você é um ótimo comunicador da ciência. Parabéns!"

Profª Francisca Lúcia de Lima (Doutora em Microbiologia / Professora da UESPI)

"O Ciência Viva representa um dos grandes serviços que a ciência deve obrigatoriamente fazer: divulgar seus achados e descobertas em uma linguagem acessível à população para assim prestar conta à sociedade do que lhe é investido, sendo muito ou pouco. É com sua força de vontade, perspicácia e imensa bagagem que o Prof. Soares tem realizado este belo trabalho ao longo destes 5 anos. Viva Ciência Viva!"

Prof. Daniel Dias Rufino Arcanjo (Doutor em Biotecnologia / Professor da UFPI)

"Quero parabenizá-lo pelos 5 anos do Ciência Viva!
O conteúdo científico em linguagem mais acessível a vários públicos (e não apenas o acadêmico) favorece a tão oportuna popularização e compreensão de vários temas."

Profª Elaine Aparecida da Silva (Doutora em Desenv. e Meio Ambiente / Professoa da UFPI)

"Todos os dias tenho o hábito de percorrer os principais Portais de Notícias de Teresina para manter-me informada dos acontecimentos em nosso estado e em nossa cidade. Aos domingos o meu compromisso é com os seus escritos publicados no Ciência Viva, no Portal Cidade Verde, sempre nos atualizando no campo do conhecimento científico, seja para criticar, denunciar ou parabenizar quem produz a ciência. Espero continuar me deleitando desta fonte do conhecimento que é o Ciência Viva.
Ah! Quando recebo em meu WhatsApp o seu texto já o tenho lido no Portal Cidade Verde."

Profª Cleide Maria Arraes Rezende (Mestre em Educação / Professora da UESPI)

"Ciência  Viva divulga conhecimento científico numa linguagem clara e agradável. As informações  são  sempre relevantes.
Parabéns!"

Profª Maria de Fátima Oliveira (Doutora em Botânica / Professora da UESPI) 

Boa semana para todos e todas e seguimos juntos para mais um ano de atividades!