Cidadeverde.com

Você já viu o Bob Esponja espirrando?

Dia destes publicamos aqui no Ciência Viva que o Prof. Dr. Bruno Annunziata do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em Parnaíba havia publicado a existência de duas novas espécies de esponjas para o litoral brasileiro e uma delas homenageia o biólogo marinho criador do personagem Bob Esponja, Stephen Hillemburg. Relembre aqui.

As esponjas são animais muito simples. Na escala evolutiva, são considerados os animais mais primitivos, uma vez que são desprovidos dos diferentes sistemas que nos ajudam a sobreviver como sistema digestório, sistema respiratório, sistema circulatório etc. Todavia, apresentam um complexo sistema de filtragem que consegue reter partículas alimentares e até pequenos animais que são usados em sua alimentação.

O curioso é que, recentemente, usando vídeos de alta resolução, cientistas conseguiram flagrar um “espirro” de uma esponja. Na verdade, uma operação que durou de 20 a 50 minutos e que os cientistas, ao acelerarem o vídeo conseguiram entender de que se tratava de um movimento de expulsão de partículas, a exemplo dos espirros que acometem diferentes animais.

Espirrar é uma tarefa animal! Ainda que este animal seja uma esponja!

Boa semana para todos e todas e até o próximo post!

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais