Cidadeverde.com

CO2 em um exoplaneta: um salve ao James Webb

Astrônomos que operam o Telescópio Espacial James Webb encontraram um planeta do tamanho de Saturno, situado a uma distância de 700 anos-luz da Terra com Dióxido de Carbono na sua atmosfera.

De acordo com Nikku Madhusudhan, pesquisador da Universidade de Cambridge o James Webb inaugura uma excelente possibilidade de se estudar a atmosfera dos exoplanetas. Entendendo como é a composição da atmosfera, é possível fazer inferências mais precisas sobre a habitabilidade destes planetas. O novo telescópio também consegue identificar com certa precisão a existência de outros gases como o metano e a amônia.

A diferença do Telescópio James Webb para os demais está na sua capacidade de percepção mais aguçada do espectro infravermelho, em relação aos telescópios Hubble e Spitzer. Para se ter uma ideia estes dois telescópios já haviam detectado vapor d’água no planeta gasoso gigante WASP-39b e agora o James Webb identificou também CO2, um passo importante para o entendimento da dinâmica atmosférica deste planeta de fora do Sistema Solar.

A tecnologia tem avançado para permitir ao homem um maior conhecimento sobre o universo que nos cerca. Seguimos com a ideia de que o homem pode fazer bem mais pelos seus semelhantes, achando caminhos para melhorar os caminhos da humanidade.

Até o próximo post...