Cidadeverde.com

TOI-1452b: exoplaneta com água

TOI-1452b é como se chama o mais novo planeta descoberto fora do Sistema Solar. Situado a 100 mil anos-luz da Terra, este planeta que se apresenta 70% maior do que a Terra é classificado como um Planeta-Oceano. As medições afirmam que, considerando a razão entre seu tamanho e a sua densidade, ele seria totalmente coberto por água.

Chamado de Super-Terra ou Mini-Netuno, numa alusão ao tamanho intermediário entre estes dois planetas do Sistema Solar, o TOI-1452b foi descoberto por pesquisadores canadenses da Universidade de Montreal no Canadá, liderados pelo estudante de Doutorado, Charles Cadieux.

A pesquisa contou com a participação de pesquisadores de várias instituições, dentre eles o Professor de Física Teórica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Dias do Nascimento.

O TOI-1452b participa de um sistema solar binário, ou seja, formado por duas estrelas situadas próximas entre si. De acordo com os pesquisadores o Planeta se situa a uma distância destas estrelas de modo que sua superfície não é tão quente e nem tão fria, possibilitando a presença de formas de vida.

Vamos esperar mais informações sobre este novo astro.

Boa semana para todos e todas e até o próximo post...