Cidadeverde.com

A SBPC e a Ciência no Piauí

Por Raimundo Lenilde

Pensar o desenvolvimento de qualquer nação e, no caso do Brasil, de qualquer estado, é pensar em conhecimento científico e avanço tecnológico. Nesse contexto, foi realizado no dia 08 de novembro de 2022 a reunião da SBPC no Piauí com o objetivo de reativar a nossa secretaria regional da SBPC e de contribuir com discussões fundamentais para o estado do Piauí no tocante ao Desenvolvimento científico, ao avanço tecnológico, ao fortalecimento do sistema de pós-graduação no Piauí bem como as discussões sobre financiamento de pesquisas e popularização ciência.

O evento contou com a presença do Prof. Dr. Renato Janine Ribeiro, que é professor da Universidade de São Paulo, ex-ministro da educação e atual presidente da SBPC. Contou ainda com a presença dos reitores da UFPI, UESPI, representante da reitoria do IFPI e representante da FAPEPI, além de integrantes da Associação Nacional de Pós-Graduação, ANPG.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Representa mais de 160 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Por meio das Secretarias Regionais, são realizadas ainda outras atividades de difusão científica. A entidade também contribui para o debate permanente das questões relacionadas à área por meio de diversas publicações, como o Jornal da Ciência, a revista Ciência e Cultura, o portal na internet, e a edição de livros sobre temas diversos relacionados à ciência brasileira.

A avaliação da comissão organizadora quanto a realização do evento da secretaria regional da SBPC no Piauí, foi muito positiva além de muitos comentários dos presentes no auditório e de participantes de forma remota que totalizam mais de 250 participantes, tendo em vista que foram disponibilizadas 250 inscrições e todas foram preenchidas.