Cidadeverde.com

Literatura piauiense: um dia para ficar na memória

No último dia 10 de dezembro fui convidado para receber, da Academia Piauiense de Letras (APL), um título de Honra ao Mérito, durante uma das sessões públicas, na qual aconteceu também o lançamento de dois livros da Coleção Bicentenário da Independência: Piauí Colonial: População, economia e Sociedade do antropólogo Luiz Mott e Os Índios do Piauí, organizado pelo acadêmico Nelson Nery Costa.

A Honra ao Mérito veio como um agradecimento da APL ao Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI). Desde 1989, a Constituição Estadual do Piauí estabelece como obrigatório o Ensino de Literatura Piauiense nas escolas da Educação Básica. Só que, desde esta época, pouco tinha sido feito para efetivação do cumprimento desta lei.

Um pouco antes da pandemia, eu estava na Presidência do CEE-PI, juntamente com a Professora Margareth Santos, Vice-Presidente à época, quando recebemos uma missão da APL formada pelos acadêmicos Zózimo Tavares (Presidente), Magno Pires (Vice-Presidente), Elmar Carvalho e Dilson Lages. O grupo veio conversar com o CEE-PI para delinear estratégias sobre a efetivação da Constituição Estadual, no que tange à questão do ensino de Literatura Piauiense. A visita foi bem oportuna, pois à época tínhamos agendado uma audiência pública para tratar de temas atinentes à implantação do Currículo do Piauí, o estabelecimento de uma Currículo de referência para as escolas e redes do estado.

A audiência aconteceu e o Presidente Zózimo Tavares marcou lugar nas discussões fazendo uma defesa formidável, totalmente respaldada pela legislação. Depois da audiência tivemos o início da pandemia, que marcou uma longa parada em todos os processos. Mais a frente, com o retorno das reuniões da APL no formato on-line, tive a oportunidade de delinear o espaço para Literatura Piauiense, mesmo com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na oportunidade, por iniciativa do Dr. Elmar Carvalho, fui indicado para receber esta homenagem.

Com minha saída da Presidência do CEE-PI, a Professora Margareth Santos encampou a causa e seguiu com as negociações junto à Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) para inclusão da Literatura Piauiense dentro do Currículo do Piauí, após a aprovação, no CEE-PI, do Parecer da Conselheira Norma Suely Ramos, com uma defesa segura do pleito.

Ao incluir-se a Literatura Piauiense no processo de formação de crianças, jovens e adolescentes, estar-se por garantir que as gerações futuras tenham o acesso pleno a um conjunto rico de obras de autores das mais diferentes épocas. Expõe-se para um público que vem chegando obras de diferentes épocas literárias, nos mais diversos contextos, que podem subsidiar estes novos adeptos da cultura literária produzida aqui no Piauí.

Homenageados e o Presidente da APL (Da esq. para dir: Wellington Dias, Francisco Soares, Margareth Santos, Zózimo Tavares, Wilson Brandão e Henrique Pires). Foto: Ana Flávia Soares.

A homenagem contemplou a mim e à Professora Margareth, aos acadêmicos Wilson Brandão e Wellington Dias e ao Deputado Henrique Pires. Não sei exatamente qual foi a contribuição dos demais agraciados. Sei que a contribuição que eu e a Professora Margareth fizemos foi tentar dar cumprimento às leis que são aprovadas pelos políticos e que ficam em um limbo entre um direito estabelecido e uma letra morta. Tão importante quanto criar uma lei é cuidar para que seja implementada, especialmente no caso em epígrafe onde só há vantagens e ganhos para todos: estudantes, escolas, escritores e acadêmicos.

CEE-PI representado: Francisco Soares e Margareth Santos. Foto: Ana Flávia Soares

Foi um dia memorável para mim, especialmente pelo momento turbulento que enfrento, na minha vida pessoal. Foi uma acolhida especial de um trabalho que fiz como todos os que faço: sem medir as consequências positivas que advirão. E partindo-se desta premissa, teve seu reconhecimento pelas partes envolvidas. Gratidão à APL, especialmente em nome do seu Presidente, Acadêmico Zózimo Tavares.

Recebendo das mãos de dois dos escritores que mais admiro. Foto: Ana Flávia Soares.

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais