Cidadeverde.com

O focinho e a temperatura

Organismos que habitam regiões extremas necessitam de um conjunto de estratégias para suportar a vida nestes locais, o que culmina com adaptações incríveis, resultado do processo evolutivo e da seleção natural agindo sobre seu conjunto de genes, responsáveis pelas características que possuem. Cada organismo procura a estratégia que melhor lhes convém.

O Equidna é um animal da fauna australiana que habita desertos. O equidna faz parte de uma ordem muito restrita de mamíferos que são ovíparos, denominada Ordem Monotremada. Faz parte desta ordem o Ornitorrinco, também nativo da Oceania. Trata-se, pois, de um animal bastante exótico de tamanho pequeno e que possui o corpo repleto de espinhos duros que servem para sua proteção. Como vive em regiões desérticas, o Equidna precisa equilibrar sua temperatura corpórea. A presença de uma com espinhos rígidos interfere neste processo, já que o animal não consegue liberar água na forma de suor.

A cientista Elizabeth Cooper da Universidade de Curtin, Austrália, descobriu que o Equidna realiza uma estratégia inusitada: o animal possui uma janela evaporativa no seu pico que funciona como um termômetro. Ao perceber modificações na temperatura corpórea o animal elimina água na forma de vapor pelo seu bico. A pesquisa foi feita usando técnicas de termografia infravermelha. As medições de temperatura foram testadas estatisticamente verificando-se o efeito evaporativo desta janela.

Impressionante como este organismo usa esta estratégia para sobreviver em temperaturas altíssimas do deserto australiano. Se quiser ver o vídeo da pesquisa clique aqui.

Até o próximo post...

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais