Cidadeverde.com

Estudantes do Piauí descobrem 11 asteroides

A pequena Thayla Janis Carvalho Figueiredo de 9 anos, estudante da Escola Municipal Lauro Coelho Ferreira da Rede Municipal de Isaías Coelho no Piauí descobriu um novo Asteroide, tendo a sua descoberta sido confirmada pela Agência Espacial Americana (NASA).

Para chegar a este resultado, a Thayla foi incentivada pelo seu professor a participar da jornada que é um evento denominado Caça Asteroides, numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a NASA. Veja o vídeo promocional:

O responsável por estimular a Thayla a participar do Caça Asteroides é o Professor Jhenys Maiker Santos que pertence ao quadro de professores celetistas de Isaías Coelho. O professor Jhenys é formado em Ciências Biológicas pelo Campus Senador Helvídio Nunes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na cidade de Picos (PI). Dei uma olhada rápida no Currículo Lattes dele e vi que acabou de concluir Mestrado em Geologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e que foi orientado Dra Maria Somália Sales Viana e coorientado pelo Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira que, há uns dias apareceu na mídia com a descoberta de um fóssil de um camarão que recebeu o nome de Somalis piauiensis, com 90 milhões de anos, achado no município de Caldeirão Grande (PI).

Prof. Jhenys Santos. Foto: Arquivo pessoal.

Através da Professora Socorro Meireles, professora da UFPI em Picos, consegui o contato do Prof. Jhenys. Ele me disse que foi a terceira campanha do Caça Asteroides que participou e que seus estudantes já descobriram outros Asteroides. Ele listou P21vpLw, P21vpPY, P21vpUo, P21vpVM, P21vtIA, P21vtIn, P21vtOh, P21w5FP, P21wcX1, P21weYq, P21wAQk, um total de 11 asteroides, todos descobertos por estudantes piauienses. Todos estes astros podem receber nomes dados pelos seus descobridores. Precisam apenas ser avistados novamente. Ele ainda me falou que a participação no Caça Asteroides tem melhorado o rendimento geral dos estudantes, porque estimula a galerinha com base no desempenho: os que melhorarem as notas podem participar! Isto eleva os resultados das crianças.

Jhenys estimula e treina seus estudantes para participação nas Olimpíadas de Conhecimento. Na última edição conseguiu uma medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e três medalhas de bronze na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Já faz um tempo que abordei o futuro destes campeões de olimpíadas científicas. Boa parte destes campeões se destaca na vida profissional e se diferenciam da maioria. Veja aqui.

Um dado interessante é que o município de Isaías Coelho estimula a participação dos estudantes de Jhenys disponibilizando computadores para as crianças fazerem a busca pelos asteroides a partir do banco de imagens liberado pela NASA. O professor acredita que este tipo de evento é bem marcante na carreira estudantil das crianças e citou o exemplo de Rafael Fonteles, Governador do Piauí e da Deputada Tábata Amaral, dois campeões em Olimpíadas do Conhecimento.

Temos muitos talentos por aqui. Precisamos, muitas vezes, apenas do estímulo!

Boa semana para todos e todas.

 

PS.: Este é o post número 500 do Ciência Viva. Agora em julho completamos seis anos de publicações minimamente semanais sobre temas voltados para Ciência, Educação, Meio Ambiente e Tecnologia. Estamos organizando um e-book trazendo alguns dos textos mais acessados pelos leitores do Portal Cidade Verde. Em breve divulgo mais sobre o assunto.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais