Cidadeverde.com

E aí, tem vida em Marte?

A ideia de que Marte pode ter abrigado formas de vida ainda continua na pauta do dia das sondas que se deslocam na superfície do Planeta Vermelho.

Uma pesquisa publicada na revista Science sobre ravinas que se formaram na superfície do planeta vão confirmando, com cada vez mais precisão, o quão a presença de água e gelo na sua superfície, deixaram marcas. Estas ravinas, correspondem escavações provocadas por ação mecânica da água, no relevo. Em tese, é como quando observamos registros de ondulações em rochas resultantes da sedimentação, a exemplo das que encontramos em pontos da Floresta Fóssil em Teresina. Estas marcas que ficaram como registros na rocha são resquícios de movimentos da água bem típicos das regiões de praia. Então isso significa que, um dia tivemos praia nos terrenos onde hoje é Teresina. Assim, a presença destas “cicatrizes” aponta para presença de água na superfície marciana.

Ravinas em Marte. Fonte: Revista Science.

O que dá para inferir é que lá teve água em algum momento. Se teve água, na forma líquida, em condições climáticas similares às condições da Terra, então já houve vida. A água é imprescindível à vida. Enquanto a ciência anda a passos largos tentando identificar as evidências de vida fora da Terra, ainda tem terráqueo que acha que a Terra é plana. Pode?

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais