Cidadeverde.com

Mamangavas: as abelhas mágicas

Todos conhecemos a importância dos insetos polinizadores e sabemos o quanto a humanidade depende muito deles para continuar sobrevivendo. Isso porque algumas plantas só conseguem completar o seu ciclo reprodutivo porque os insetos transportam o pólen, provendo a reprodução.

De uma forma geral, os insetos prestam este relevante serviço ecossistêmico, mas, por óbvio, tiram desta atividade os recursos para seu sustento, uma vez que são atraídos pelas plantas pela produção do néctar e do pólen, contrapartida bastante importante não somente para os insetos, mas para outras espécies polinizadoras como aves e morcegos.

Em artigo publicado na Revista Science em 2020, cientistas suíços descobriram uma estratégia interessante das abelhas mamangavas (Bombus terrestris). Cientistas observavam que as abelhas provocavam danos nas plantas quando a oferta de pólen era menor na temporada. Ao danificarem as folhas, os cientistas mediram e descobriram que as plantas antecipavam em até 20 dias o seu período de floração. O dano provocava como resposta a antecipação da floração. Os cientistas então montaram um experimento e provocavam um dano similar, obtendo o mesmo resultado das abelhas (a antecipação da floração). O estudo foi denominado Bumble bees damage plant leaves and accelerate flower production when pollen is scarce.

É importante compreendermos as respostas dadas pela natureza. Neste caso as mamangavas são verdadeiras abelhas mágicas. Há magia neste fenômeno!

Boa semana para todos (as).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais