Cidadeverde.com

Ciência Viva, o e-book

A ideia de escrever semanalmente para o público sobre ciência sempre me pareceu um tanto utópica. Primeiro porque, dificilmente, a grande maioria das pessoas tem um interesse maior em temas científicos. Segundo porque, muitas vezes, o desafio maior é o de fazer a chamada Transposição Didática, que é, de certa forma, “traduzir” os textos científicos, a descoberta, em uma linguagem que seja palatável e que permita ao leitor comum consumir como qualquer outro tipo de informação.

Quando apresentei esta ideia em 2017 para a Jornalista Jordana Cury e esta levou à Jornalista Yala Sena, então editora-chefe do Portal Cidade Verde, não tinha ideia do quanto iria conseguir impactar o público leitor do Portal com o Blog Ciência Viva. Na época estava muito empolgado com novas formas de veiculação da ciência. Alguns anos antes tínhamos modelado com o então diretor da Rádio FM Universitária uma ideia de diluir na programação da Rádio pequenos “drops” com ciência, partindo de curiosidades até difusão do que vinha sendo pesquisado nas universidades e instituições locais. Depois conheci e coordenei o Pint of Science, um evento internacional no qual os cientistas são convidados para irem aos bares conversar sobre ciência.

Assim vinha com a empolgação de que, se conseguíssemos popularizar a ciência, daríamos a contribuição necessária para estimular mais gente a entender o que se passa no intramuros das instituições de pesquisa. A princípio não foi muito fácil migrar a minha forma de escrever, em geral mais técnica, para uma linguagem mais acessível. Mas contei muito com o auxílio da Jornalista Ana Flávia Soares, que dava dicas de como os títulos e matérias poderiam atrair mais público.

Com a pandemia, aumentei a regularidade da escrita e passei a me dedicar aos esclarecimentos necessários e apontar os estudos que poderiam dar alguma esperança para uma população que se debatia com a falta de informações e uma chuva de fakenews que só atrapalhava algumas das medidas tomadas com a finalidade de frear a doença. Tive acesso a muitas informações e fiz a triagem de algumas a partir do fio condutor do que o mundo trabalhava em termos de informação. E não ficamos somente na Ciência. Ao longo dos mais de seis anos que o Blog está no ar, trilhei pelas áreas da Tecnologia, Educação e Meio Ambiente.

Como surgiu a ideia do e-book?

Para comemorar os mais de 500 posts publicados em seis anos de existência do Blog e os mais de 600 mil acessos, resolvi aproveitar a seleção dos leitores para publicar os textos neste outro formato. Optamos pelo e-book com uma série de QR-Codes que levam direto para a página na qual o texto original foi publicado. Dividimos a seleção em nove sessões, utilizando sempre os textos mais acessados pelo público daquele tema, em cada ano.

As sessões são: 1) Os mais acessados; 2) Ciência; 3) Educação; 4) Tecnologia; 5) Meio Ambiente; 6) Sobre o nosso lugar; 7) Opinião; 8) Homenagens e: 9) Outros textos, totalizando 60 textos.

Outro aspecto importante é que o acesso ao e-book, em formato PDF é gratuito e vitalício.

Se quiser ver esta seleção, feita com base nos leitores do Ciência Viva faça o download aqui.

 

Boa leitura! Viva a Ciência! Ciência Viva!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais