Cidadeverde.com

Guerra paralisa pesquisas

Países em Guerra sofrem de todas as formas. A ofensiva do grupo terrorista Hamas contra Israel tem provocado um apagão nas pesquisas em universidades tanto de Israel quanto as situadas na faixa de Gaza e na Cisjordânia.

De acordo com Asher Cohen, Presidente da Universidade Hebraica de Jerusalém no clima de guerra não é possível manter estruturas de pesquisa funcionando plenamente. Algumas famílias choram pela morte de pesquisadores, estudantes e funcionários das instalações de pesquisa mortos nos ataques surpresa do Hamas, iniciado em 08 de outubro.

O lado palestino coleciona mais prejuízos. Segundo Marwan Awartani, Presidente da Academia de Ciência e Tecnologia da Palestina, com sede na Cisjordânia, “a prioridade não é a Ciência. A prioridade é se manter vivo”.

Na Universidade Bem Gurion, situada a 41 km da Faixa de Gaza, mais de 240 estudantes de pós-doutorado estrangeiros foram aconselhados a voltar para seus países de origem. A universidade já perdeu certa de 50 pessoas entre estudantes, funcionários e pesquisadores. Um número ainda desconhecido encontra-se como refém nas mãos dos terroristas do Hamas. Dentre as perdas já confirmadas estão o físico teórico Sergey Gredeskul e sua esposa, a matemática Viktoria Gredeskul, mortos na primeira ofensiva contra Israel.

Outra perda ocorre quando pesquisadores são convocados para servir o exército para realizar a contraofensiva. De acordo com o pesquisador Yuval Dor, da Universidade Hebraica de Jerusalém, cinco dos 20 membros do seu laboratório foram convocados para servir o exército, o que resultou na paralisação de pesquisas na área de Diabetes e outras doenças metabólicas.

A guerra traz o terror para a população em geral. Os prejuízos são imensuráveis. Passemos a refletir melhor sobre o terror de viver em regiões nas quais não há nenhuma certeza sobre o dia de amanhã. A vida nestes locais tem outro significado.

Boa semana para todos e todas.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais