Cidadeverde.com

Cinco curiosidades científicas (#1)

Procurei diversificar os textos do Ciência Viva visando levantar temas curiosos, escritos por pesquisadores de diferentes áreas e publicados em uma série norteamericana chamada It’s a Fact! Resolvi garimpar apenas algumas curiosidades e publicarei ao longo das próximas semanas. Se os leitores se sentirem atraídos, persistirei neste formato de aguçar a curiosidade. Vamos lá!

Quilometragem sob o solo

Se todo o intrincado sistema de raízes de um pé de abóbora (planta da família das Cucurbitáceas, que abriga também os melões, melancias, pepino e outras) fosse colocado em linha reta, estender-se-ia por mais de 24 quilômetros.

Atividade em repouso

À noite, durante o sono, a maioria das pessoas se move cerca de quarenta vezes. As que sofrem de insônia se movem até setenta vezes.

Campeão de resistência

O camelo é um dos animais que melhor otimiza o uso da água. Um camelo pode passar até 30 dias sem ingerir um gole de água. Para isso ele tem uma série de adaptações como: pelos claros e densos, redução das glândulas de suor, ausência de bexiga, alta concentração de fluidos corpóreos como saliva e urina. Quando um camelo vai beber, consegue repor de uma vez só até 100 litros de água. Para se ter uma ideia, considerando o tamanho do camelo em relação ao homem, seria um homem de 70 kg beber, de uma vez só, cerca de 17 litros de água. O camelo é um campeão de resistência.

Bom de ouvido

A maior parte das músicas compostas por Beethoven foram criadas depois que ele ficou surdo. A genialidade de algumas obras deste compositor alemão ganha um valor maior quando se sabe desta condição especial que ele tinha. Depois de sua morte a autópsia revelou que seu aparelho auditivo era bem danificado. As causas não são consensuais: especialistas atribuem a consequência de outras doenças que afetavam o músico, até uma relação com uma sífilis congênita que atrapalhou a vida de muitos europeus.

Bom de adivinhação

Nostradamus, um astrólogo francês que viveu na Europa na época que o Brasil estava sendo descoberto (Século XVI), previu a Revolução Francesa (que aconteceu no Século XVIII), a ascensão e queda de Napoleão Bonaparte (Séc. XIX), a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais (que ocorreram no Século XX), a ascensão de dirigentes fascistas e nazistas, como Mussolini e Hitler (Século XX). Algumas das descrições feitas por Nostradamus são muito precisas, como a destruição por explosões de cidades (por bombas) por pássaros metálicos (aviões). Com medo da Inquisição, suas profecias foram escritas na forma de versos, embaralhados, escritos em vários idiomas como grego, latim, francês e francês provençal.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais