Cidadeverde.com

Curtas & Rápidas em Ciência (#4)

FÍSICA DO ESTADO SÓLIDO

Amolecimento da rede induzido por elétrons

Em materiais de estado sólido, as mudanças na rede cristalina são frequentemente acompanhadas por mudanças no sistema eletrônico. Se a rede ou os elétrons são o principal condutor de uma transição pode, no entanto, ser difícil de determinar. Noad e outros pesquisadores mediram o módulo de Young no material extremamente limpo Sr 2 RuO4 durante uma transição eletrônica (Lifshitz). Os pesquisadores encontraram uma grande queda no módulo de Young na transição, sugerindo que os elétrons de condução conduzem uma resposta elástica não linear neste material. Entender os reais estados da matéria é e será sempre um grande desafio.

ENZIMOLOGIA

Interruptor de metal expande atividade

As DNA polimerases, como a maioria das enzimas, são específicas para seus substratos nativos, os desoxirribonucleotídeos, e possuem uma química de sítio ativo cuidadosamente ajustada que pode ser difícil de adaptar. Lelyveld e outros autores realizaram cristalografia de raios X resolvida no tempo em uma variante da DNA polimerase que aceita um açúcar 3'-amino, catalisando a formação de ligações fosforamidato em vez das ligações fosfodiéster naturais. Eles descobriram que os dois íons metálicos responsáveis pela catálise na enzima nativa foram rompidos, e apenas um único íon metálico divalente estava envolvido na catálise nesta enzima variante. Os autores usaram esse insight para propor íons trivalentes de metais de terras raras como um cofator alternativo. A adição de escândio (III) produziu a variante fosforamidato-DNA polimerase mais proficiente. A cada dia percebe-se que o conhecimento em torno dos mecanismos biológicos ainda precisam ser decifrados pela ciência.

DIFERENCIAÇÃO

Decodificando o destino das células endócrinas do intestino humano

As células enteroendócrinas (EECs) residem no epitélio do trato digestivo e produzem vários hormônios envolvidos no metabolismo. A geração de diferentes linhagens EEC é governada por uma rede dedicada de fatores de transcrição. No entanto, dada a baixa eficiência da especificação EEC a partir de células estaminais adultas, tem sido difícil elucidar os componentes desta rede reguladora. Lin e seus companheiros de pesquisa usaram um sistema otimizado de cultura organoide do intestino delgado humano para realizar uma triagem sistemática e imparcial de fatores de transcrição que regulam a diferenciação do EEC. A descoberta revelou o ZNF800 como um fator chave que exerce um papel repressivo dominante no controle da rede de fatores de transcrição endócrinos. Este trabalho mostra o uso de organoides humanos otimizados para telas funcionais baseadas em CRISPR, abrindo caminho para a identificação de reguladores adicionais na fisiologia e fisiopatologia do intestino humano.

(com informações da Revista Science)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais