Cidadeverde.com

Curtas & Rápidas em Ciência (#8)

FOTÔNICA

Estabilizando pentes de frequência

A geração de pentes de frequência óptica estáveis e controláveis tem implicações importantes para aplicações em metrologia e espectroscopia de precisão. Heckelmann e seus colaboradores propuseram e demonstraram um laser de caminhada quântica no espaço de frequência sintética. A técnica permite o desenvolvimento de um pente laser de frequência baseado em um passeio coerente no espaço de frequência combinado com um meio de ganho rápido. Também aplicável a comprimentos de onda ópticos, a abordagem fornece uma rota flexível para gerar pentes de frequência estáveis e de banda larga em uma variedade de comprimentos de onda para aplicações de detecção e comunicação de precisão. O desenvolvimento destes pentes pode revolucionar métodos de transferência de informações que usam fótons como meio.

 

QUÍMICA ORGÂNICA

Álcoois enriquecedores indo e vindo

A catálise assimétrica geralmente depende da polarização de uma única etapa de uma reação para favorecer um dos dois possíveis produtos de imagem espelhada. Essa abordagem valoriza muito a otimização do ligante. Wen e colaboradores relataram uma desracemização (o oposto à racemização, na qual um composto que desvia luz para direita se converte em outro que desvia a lus para esquerda, por exemplo) de álcoois conduzida pela luz, na qual um único catalisador quiral de titânio diferencia a estereoquímica tanto em uma etapa de clivagem de ligação fotoiniciada quanto em uma etapa subsequente de reforma de ligação. Nenhuma das etapas isoladamente é excepcionalmente seletiva, mas a combinação cumulativa leva a proporções enantioméricas que variam de 90:10 a 99:1 em uma variedade de substratos. Este processo pode mudar a forma de sintetizar alguns compostos com propriedades influenciadas pela luz.

 

GASES QUÂNTICOS

A dinâmica de uma transição incomum

O resfriamento de sistemas bidimensionais de muitos corpos a baixas temperaturas faz com que eles sofram a chamada transição Berezinskii-Kosterlitz-Thouless (BKT) para uma fase superfluida. A transição BKT difere das mais convencionais em três dimensões e, embora tenha sido extensivamente estudada para sistemas de equilíbrio, a sua versão dinâmica é relativamente inexplorada. Sunami e colaboradores estudaram a dinâmica de um gás Bose bidimensional de átomos de rubídio após uma extinção na transição BKT. Para criar a têmpera, os pesquisadores dividiram o gás superfluido ao meio, fazendo com que cada metade passasse por uma transição para a fase normal. A interferometria de ondas de matéria revelou leis de escala universais de acordo com a teoria.

 

IMUNOLOGIA TUMORAL

Um equilíbrio afinado

Células T semelhantes a progenitores ou tronco CD8 + esgotadas intratumorais (T prog ) e células T terminalmente diferenciadas (termo T) mediam a imunidade antitumoral e a resposta à imunoterapia. Sun e colaboradores investigaram como as células T CD8 + exauridas são reguladas transcricionalmente em modelos de tumores murinos, descobrindo que os fatores de transcrição BCL6 e BLIMP1 regulam reciprocamente o destino das células T. BCL6 promoveu a persistência a longo prazo de células T prog em resposta à sinalização TGF-?-SMAD2, reprimindo o programa transcricional de termo T. Por outro lado, a sinalização da interleucina-2-STAT5 reprimiu o BCL6, resultando na transcrição do BLIMP1 e subsequente diferenciação do termo T. Estas descobertas identificam uma rede reguladora que controla a exaustão das células T CD8+ no cancro, que poderia ser direcionada para alterar o equilíbrio das células T prog e T term e melhorar as respostas à imunoterapia. Esta pesquisa pode resultar em avanços no combate a algumas doenças consideradas incuráveis, atualmente.

 

(Com informações da Revista Science)

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais