Cidadeverde.com

Cinco curiosidades científicas (#2)

Ainda diversificando os textos do Ciência Viva com temas curiosos, escritos por pesquisadores de diferentes áreas e publicados em uma série norteamericana chamada It’s a Fact! Seguem mais algumas curiosidades. Vamos lá!

Aumento da pressão

A pressão sobre os nossos corpos é medida por uma unidade do Sistema Internacional (SI) chamada Atmosfera ou Atm. Ao nível do mar, estamos submetidos a pressão de 1 atm. Ao mergulharmos, a cada 10 metros de profundidade, aumenta 1 atm de pressão sobre o nosso corpo. Em um mergulho de 20 metros de profundidade, estaremos numa pressão de 3 atms.

 

Uma só rocha

A esfinge, monumento do mundo antigo que até hoje impressiona turistas do mundo inteiro, situada no Planalto de Gizé na região suburbana da cidade do Cairo, no Egito, foi esculpida em uma única pedra. Trata-se de uma obra que até hoje desafia cientistas, seus visitantes e outros curiosos.

 

Mil e uma utilidades

O corpo de algumas espécies de aranhas é uma verdadeira indústria química. Entre coisas mais específicas, o corpo de uma aranha produz anestésicos, cola, óleo à prova de cola e fios de seda. Uma verdadeira fonte de materiais.

 

Luto longo

O uso de togas pretas pelos advogados, na Inglaterra, remonta o ano de 1694. Com a morte da Rainha Mary, esposa do Rei Guilherme III, ficou estabelecido o uso da vestimenta em sinal de luto. Não é de se duvidar que a manutenção do uso em outros lugares dê-se por um processo de imitação. Salve a Rainha!

 

Alta velocidade

Rachaduras em uma superfície de vidro se propagam a uma velocidade muito grande: 4.800 km/h. Este é o motivo para o vidro estilhaçar e fragmentar-se em segundos.

Boa semana para todos e todas!!!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais