Cidadeverde.com

CEE-PI fez 60 anos

O Conselho Estadual de Educação do Piauí completou no último mês de novembro 60 anos de sua fundação. Criado pela Lei Estadual nº 2489 e instalado em20 de novembro de 1963, o CEE-PI é o órgão do Governo do Estado do Piauí responsável pela regulação do ensino atuando na educação básica pública e privada e no Ensino Superior, no âmbito do Sistema Estadual de Educação do Piauí.

O CEE-PI tem como missão: Elaborar e aprovar normas para o funcionamento do sistema de ensino do Estado do Piauí; Orientar e supervisionar a educação no Estado do Piauí; Expedir pareceres sobre questões relacionadas à educação e; Promover a articulação entre as instituições de ensino do Estado do Piauí.

No último dia 07 de dezembro o CEE-PI organizou, para sua festa de comemoração pelo sexagésimo ano de fundação, a entrega da Medalha do Mérito Educacional Monsenhor José Luiz Barbosa Cortêz, que foi realizada no Auditório do Instituto Dom Barreto. A medalha foi instituída com a finalidade de destacar pessoas físicas ou jurídicas que se destacam no contexto educacional do Estado do Piauí.

O CEE-PI emitiu o Parecer CEE-PI nº 253/2023, que nominou as 16 pessoas que receberam a homenagem. Na Categoria Gestão Escolar foram homenageados o Prof. Clementino de Jesus Barbosa Siqueira, ex-diretor do Colégio ProCampus, o Pe. João de Deus de Carvalho Leal, Diretor do CEFAS e a Professora Maria Stela Rangel da Silva, ex-diretora do Instituto Dom Barreto. Na categoria Prática Docente foram homenageados a Profª Drª Assunção de Maria Sousa e Silva, docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o Prof. Me. Raimundo José Cunha Araújo, servidor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Profª Drª Maria do Carmo Alves do Bonfim, professora aposentada da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e este Professor (Francisco Soares Santos Filho).

Momento da entrega. Em pé, da esquerda para direita: Prof. Carlos Alberto (Pres. CEE-PI), Washington Bandeira (Secretário de Educação), Prof. Francisco Soares, Prof. Acácio Veras (membro do CEE-PI). Fonte: Arquivo pessoal.

A Categoria com maior número de laureados foi a de Práticas Educativas Institucionais. Receberam a comenda o Prof. Antonio José Castelo Branco Medeiros, Pe. Antonio Soares Batista, Prof. Diniz Lopes dos Santos, Profª Eliana Maria Mendonça Sampaio, Profª Juraci Mendes Soares, Profª Maria Margareth Rodrigues dos Santos, Prof. Mariano da Silva Neto (in memorian), Econ. Ricardo Manuel Santos Henriques e a Profª Viviane Fernandes Faria. Todos merecedores da homenagem pela contribuição reconhecida na educação do Estado do Piauí.

No final da solenidade, um registro ao lado do Conselheiro Rodrigo Torres e do Secretário Washington Bandeira, dois ex-alunos do Instituto Dom Barreto. Fonte: Arquivo Pessoal.

O evento foi aberto pelo Secretário de Educação, Francisco Washington Bandeira Filho que, juntamente com o Presidente do CEE-PI, Prof. Carlos Alberto Pereira da Silva, comandaram a solenidade

Minha indicação foi apadrinhada pelo Conselheiro Acácio Veras e recebeu (assim como as demais indicações) o apoio unânime de todos os conselheiros. No vídeo, fiz o agradecimento em nome dos demais homenageados da Categoria Prática Docente.

Agradeço demais pela honraria concedida. Foi uma honra muito grande recebê-la das mãos de um ex-aluno (Secretário de Educação, Francisco Washington Bandeira) e de dois grandes amigos e parceiros profissionais, Prof. Carlos Alberto e Prof. Acácio Veras.

Boa semana para todos e todas.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais