Cidadeverde.com

Você conhece o oitavo Continente da Terra?

Zealândia é um continente quase totalmente submerso no Oceano Pacífico, composto por uma massa de crosta continental de origem gondwânica. A área de Zelandia é estimada em 4,9 milhões de quilômetros quadrados, sendo maior do que a Groenlândia ou a Índia, e quase a metade do tamanho da Austrália.

De acordo com estudos geológicos, Zealândia formou-se há cerca de 600 milhões de anos, quando o supercontinente Gondwana começou a se separar. A região permaneceu unida até o Cretáceo, quando começou a se afundar gradualmente. A imersão de Zelandia foi causada por uma combinação de fatores, incluindo:

1)  A subducção da placa tectônica de Indo-Austrália sob a placa tectônica do Pacífico. Esse processo de subducção causou o afundamento da crosta continental de Zelandia (de acordo com a Teoria da Tectônica de Placas, na subducção uma placa se choca com outra e vai sendo empurrada para baixo); .
2) A erosão. A ação das ondas e dos ventos contribuiu para o desgaste da superfície de Zealândia, o que também contribuiu para o seu afundamento;
3) A sedimentação. O acúmulo de sedimentos no fundo do oceano também contribuiu para o afundamento de Zealândia.

Classificação como continente

A classificação de Zealândia como continente é um tema controverso entre os geólogos. Alguns geólogos argumentam que Zealândia atende aos critérios para ser considerada um continente, pois possui:

a) Uma área suficientemente grande.
b) Limites bem definidos.
c) Uma crosta continental, ainda que diminuta, representada por algumas ilhas e tendo como principal território o da Nova Zelândia.

Outros geólogos argumentam que Zealândia não atende aos critérios para ser considerada um continente, pois:

a) Grande parte de sua superfície está submersa.
b) Não possui uma população significativa.
c) Não possui uma história política ou cultural própria.

Apesar da controvérsia, a descoberta de Zealândia é um importante avanço na compreensão da geologia do Oceano Pacífico. A região abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies de peixes, aves e mamíferos que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo.

Boa semana para todos e todas!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais