Cidadeverde.com

Quem escolhe quem: a fêmea ou o macho?

Dia destes conversava com meus alunos de Evolução quando abordei sobre a atratividade entre dois seres às vésperas da reprodução.

De imediato o assunto chama a atenção. Usando a palavra da moda disse: meninas empoderem-se! São vocês que mandam nos relacionamentos. De pronto, um aluno mais saidinho falou: “que nada professor, sou um grande conquistador!” Retruquei: você que pensa!

A seleção sexual no Reino Animal é quase totalmente comandada pelas fêmeas. Nos grupos inferiores de animais (evolutivamente falando, os popularmente chamados de invertebrados) a lógica é a da contribuição: as fêmeas produzem gametas maiores, e que sustentam o processo reprodutivo.

Nos grupos mais complexos, sob o ponto de vista da Evolução, como aves e mamíferos, o processo é requintadamente mais complexo, por envolver outras nuances, relacionadas a corte entre os casais. Você sabia, por exemplo, que os machos dos mamíferos são maiores que as fêmeas por causa da seleção sexual, sob responsabilidade das fêmeas? A ditadura feminina de sempre escolher machos capazes de executarem cuidados parentais (familiares), incluindo defesa para si e para prole foi determinante para existência de machos cada vez maiores. Como altura e peso são características quantitativas (mais centímetros, mais gramas), machos cada vez maiores selecionados geram proles cada vez maiores.

Assim, você rapaz que está namorando: valorize sua parceira. Afinal foi ela quem te escolheu, ainda que por uma questão de gentileza, ela pode admitir que você foi um grande conquistador. Saiba sempre: ela deixou ser conquistada!

Macho da Ave-fuzil-do-paraíso cortejando

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais