Cidadeverde.com

Você sabe o que são galhas?

  • Galha8.jpg Imagens da Internet
  • Galha7.jpg Imagens da Internet
  • Galha6.jpg Imagens da Internet
  • Galha5.jpg Imagens da Internet
  • Galha4.jpg Imagens da Internet
  • Galha3.JPG Imagens da Internet
  • Galha2.jpg Imagens da Internet
  • Galha1.jpg Imagens da Internet

Muitas vezes nos deparamos com estruturas que lembram pequenos frutos associados a folhas ou a ramos. São as galhas. As galhas são estruturas geradas pelos tecidos da planta como uma reação a partir da oviposição de alguns insetos. Isso mesmo: as galhas são pequenos invólucros onde crescem larvas de insetos, utilizando abrigos gerados por tecidos da própria planta.

O mais interessante é que recentemente descobriu-se que algumas galhas formam estruturas muito similares aos frutos. Parece tratar-se de uma interação entre o inseto que parasita a planta com a própria planta.

Recentemente o pesquisador gaúcho Gilson Moreira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul descobriu uma mariposa (Cecidonius pampeanus), até então desconhecida da ciência, que faz sua oviposição em uma planta típica dos Pampas Gaúchos, conhecida popularmente como Aroeirinha (Schinus weinmannifolius), O curioso é que a planta reage fazendo com que as galhas fiquem com a mesma aparência dos seus próprios frutos (veja as fotos da galeria).

A descoberta encerra uma pesquisa que já durava mais de um século. O jesuíta português Joaquim Tavares tinha feito a descrição das galhas, mas não se sabia ao certo qual animal as construía, pois outros insetos aproveitavam as galhas para colocar seus próprios ovos e suas larvas devoravam as larvas da mariposa Cecidonius. O mérito do grupo liderado por Gilson Moreira foi descobrir quem era o causador de fato das galhas, descobrir a espécie e descrever esta relação ecológica realizada por insetos de outros grupos envolvendo um triângulo de relacionamentos entre a planta, a mariposa e os insetos oportunistas.

A ciência percorre caminhos inusitados para revelar a verdade sobre as coisas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais