Cidadeverde.com

A Pesquisa e a constituição das Universidades

Todo mundo já deve ter observado que os brasões de armas (escudos) das universidades, em geral, comportam três tochas. Você já se perguntou o que estas tochas significam?

As universidades estão apoiadas em um tripé formado por Ensino, Pesquisa e Extensão. As universidades são fontes geradoras de conhecimento. A geração de conhecimento é resultado da ação da pesquisa. O ensino trabalha com a reprodução do conhecimento. Isto ocorre na base de formação das diferentes profissões. A extensão coloca parte do conhecimento trabalhado na Universidade na vida das pessoas comuns, pertencentes a comunidade na qual a universidade encontra-se inserida.

No mundo inteiro as universidades são instituições responsáveis não somente pela formação profissional das diferentes áreas do conhecimento, bem como pela geração de conhecimento que proporcione riquezas e desenvolvimento da sua região.

No Brasil a implantação / criação das universidades segue critérios rígidos e indicadores que trilham pela qualidade deste tripé.

O relator do processo contra Temer e a pesquisa

A política brasileira não é foco deste blog. Mas algo curioso me chamou atenção estes dias. O Deputado Bonifácio Andrada (PSDB-MG), um político profissional desde a década de 1950, será o relator do novo processo contra o Presidente Temer, movido pela Procuradoria da República. O deputado, que é Reitor licenciado de uma universidade privada, é o responsável por processo que retira o peso da pesquisa na regularização das universidades brasileiras.

No entendimento do deputado-Reitor o Governo não precisaria ter que considerar a pesquisa como elemento necessário para autorizar o funcionamento das universidades. A pesquisa brasileira já sofre de um mal crônico de falta de recursos. Se a norma proposta pelo Deputado passar uma pá de cal muito forte será jogada sobre a Ciência Brasileira.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais