Cidadeverde.com

Workshop de Biossistemática de Malpighiaceae no Piauí

  • Malpighiaceae4.jpg Imagens do GEBIM Malpighiland (Facebook)
  • Malpighiaceae3.png Imagens do GEBIM Malpighiland (Facebook)
  • Malpighiaceae2.png Imagens do GEBIM Malpighiland (Facebook)
  • Malpighiaceae1.jpg Imagens do GEBIM Malpighiland (Facebook)

Atenção para você que é estudante ou profissional das Ciências Biológicas e quer sempre aprender coisas diferentes: vai acontecer na UESPI de Floriano nos dias 16 e 17 de novembro o I Workshop de Biossistemática de Malpighiaceae. Hã?!? Vamos com calma!!!!

A botânica se caracteriza como uma ciência biológica de nomes complicados... Um passo de cada vez...

Sabe o murici? Conhece a acerola? Pois é... Estas plantas pertencem a família botânica das Malpighiaceae. Esta família tem muitas espécies com flores interessantíssimas (veja imagens de flores e frutos na galeria), pois se constituem em flores que produzem óleos essenciais, usados pelos insetos, mas com boas perspectivas de uso pelo homem. Destacam-se como plantas tropicais, cujos principais gêneros apresentam muitas espécies representadas na flora brasileira como Byrsonima (gênero do Murici), Stigmaphylon, Banisteriopsis, Heteropteris e muitos outros.

Para comandar o Workshop teremos um time de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) capitaneados pelo Dr. Rafael Felipe de Almeida-Pellegrini e da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) comandados pela Dra. Josiane Silva Araújo.

Eu conversei com a Josiane que me disse das expectativas de organizar este evento aqui no Piauí. “A ideia é atrair jovens pesquisadores para se apaixonarem pelos estudos desenvolvidos com plantas da família Malpighiaceae”, disse ela. A família tem boas perspectivas científicas e ainda é pouco estudada por aqui, apesar de ter muitos representantes espalhados pelas áreas de Cerrado e Caatinga do Piauí.

O Workshop tem inscrições gratuitas até o dia 13 de novembro e podem ser feitas diretamente pelo e-mail: dealmeida.rafaelfelipe@gmail.com (assunto/workshop). A programação pode ser conferida na fanpage do Grupo de Estudos em Biossistemática de Malpighiaceae – GEBIM Malpighland no Facebook.

O evento ocorrerá no Campus Dra. Josefina Demes na UESPI de Floriano e teve o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).