Cidadeverde.com

Salvem a Vaquita!!!

  • vaquita4.jpg Imagens de Internet
  • vaquita3.jpg Imagens de Internet
  • vaquita2.jpg Imagens de Internet
  • vaquita1.jpg Imagens de Internet
  • vaquita.jpg Imagens de Internet

De acordo com a Revista Science o ano de 2017 não foi muito bom para quem luta pela preservação dos Cetáceos de uma forma geral. Cetacea é a ordem de animais mamíferos aquáticos que abrange as baleias e os golfinhos.

A revista trouxe na sua edição de retrospectiva os maus resultados da estratégia de preservação da espécie Phocoena sinus, chamada popularmente de Vaquita. Trata-se de um pequeno golfinho, com cerca de 1,5 m de comprimento, encontrado apenas no Oceano Pacífico, no litoral da Califórnia e do México.

Em geral as vaquitas morrem presas nas redes de pesca da região. Medidas de proteção editadas pelo México e pelos EUA não conseguiram reverter o quadro de espécie criticamente ameaçada de extinção da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção publicada pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza, em tradução livre).

Além das vaquitas a espécie Orcaella brevirostris, conhecida como Golfinho Irrawaddy do Camboja e a espécie Phocoena spinipinnis, golfinho de pequeno porte encontrado no Atlântico Norte, também mudaram de categoria: o primeiro passou de vulnerável para ameaçado e o segundo de vulnerável para criticamente ameaçado.

A ânsia humana em destruir a natureza vai muito bem, infelizmente.