Cidadeverde.com

Transgênicos: o alvo da vez é o HIV

Você sabe o que é um organismo transgênico? Transgênicos são seres vivos que receberam genes de outros seres vivos, de espécies diferentes. Deixa eu explicar: cada espécie tem um conjunto específico de genes (existem genes que são comuns entre espécies próximas). Mas desde o final da década de 1960 o homem, através da Ciência, tem conseguido inserir genes de uma espécie em outras, para tirar proveito disso.

Entre os primeiros organismos transgênicos manipulados está a bactéria Escherichia coli, ou E. coli como é chamada nos textos mais comuns sobre poluição das águas (“coliformes fecais”). Esta é uma bactéria que vive em harmonia com o nosso intestino (é uma das bactérias da nossa flora intestinal). Ela foi um dos primeiros organismos a receber genes humanos. Humanos?!? Mas por que raios os cientistas produziram uma bactéria com genes humanos?

Atualmente, uma das doenças que mais afetam a humanidade é o Diabetes. Os diabéticos tinham que receber doses de insulina que, antigamente, eram extraídas do pâncreas dos porcos. Isso mesmo, porcos! Mas isso causava alguns problemas. Os cientistas então tiveram a ideia de isolar o gene humano responsável pela produção da insulina e resolveram introduzir em uma bactéria E. coli para que ela passasse a produzir insulina... humana!!! Já que o gene tinha sido extraído de um humano. Entendeu?

Esta bactéria com gene humano é um organismo transgênico. E qual a novidade?

A novidade é que pesquisadores do Brasil, EUA e Reino Unido conseguiram introduzir na soja (planta) um gene de uma cianobactéria que é capaz de bloquear o vírus HIV. E não é tão nova assim. Ainda em 2015 pesquisadores da EMBRAPA Recursos Genéticos de Brasília (DF) em conjunto com pesquisadores do EUA e do Reino Unido introduziram um gene da cianobactéria Nostoc ellipsosporu, coletada no Oceano Atlântico, na soja. O objetivo era para produzir a cianovirina, um poderoso antiviral que ataca o HIV. O que há de novo é que a pesquisa avançou e agora é possível produzir cianovirina em grande quantidade, de modo que seja possível produzir gel ou spray para ser usado por portadores do HIV, tornando-se mais uma arma contra a AIDS.

Neste caso temos uma soja transgênica (com gene da cianobactéria). Uma verdadeira epopeia em termos de biodiversidade: uma cianobactéria marinha, cujo gene foi introduzido em uma planta cultivada e que agora vai para farmácia para ser usada combatendo um vírus. A ciência tem destas coisas que podemos resumir como: fantásticas!!!

Até o próximo post.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais