Cidadeverde.com

Nova forma de Malária foi identificada em humanos

Apesar da doença da moda ser a Febre Amarela, a novidade de hoje é sobre a Malária. A malária é uma doença causada pelos protozoários do gênero Plasmodium. A doença se caracteriza por picos febris em intervalos regulares (por isso é chamada também de Febre Terçã), calafrios e, dependendo do agente infeccioso, pode levar o paciente a morte. O protozoário é transmitido pela picada da fêmea dos mosquitos do gênero Anopheles.

A malária é uma doença muito comum nas regiões tropicais, ocorrendo não apenas no Brasil, mas em outras regiões com características climáticas similares. É considerada uma doença negligenciada, uma vez que não atrai a atenção dos grandes laboratórios farmacêuticos para produzirem medicamentos eficazes no seu tratamento.

Pesquisadores da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) acabam de confirmar a ocorrência de um parasita antes considerado restrito a causar malária apenas em macacos. Trata-se do Plasmodium simium. Este protozoário foi descoberto em 1966, mas apenas agora foi confirmado que este parasita também afeta seres humanos.

A suspeita foi levantada pelo parasitologista Leônidas Deane que descreveu o primeiro caso de malária provocada por este parasita em seres humanos. Mas a semelhança desta espécie com o Plasmodium vivax, principalmente nos sintomas, e a não comprovação de que seria possível a transmissão do macaco para o homem via mosquito adiou a confirmação da descoberta. Somente agora, pesquisadores da FIOCRUZ confirmaram a semelhança do ciclo de transmissão desta espécie que pode ser transmitida do macaco para o homem pela picada do Anopheles.

A descoberta confirma primazia da pesquisa da FIOCRUZ que se estabeleceu como um dos grandes centros de estudos de doenças tropicais do Planeta.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais