Cidadeverde.com

Dirigentes de entidades científicas escrevem carta ao Presidente da República

Os dirigentes máximos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de Ciência e Tecnologia (CONSECTI), Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Fórum Nacional dos Secretários Municipais da Área de Ciência e Tecnologia assinaram uma carta direcionada ao Presidente da República, Michel Temer.

A carta reúne as preocupações sobre as consequências dos cortes orçamentários voltados para Ciência e Tecnologia no país. Para 2018 o orçamento previsto para custeio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) foi de cerca de 4,8 bilhões, 25% menor do que em 2017, que por sua vez foi cortado em 1/3, em relação a 2016.

De acordo com os signatários da carta a Ciência brasileira não resiste aos contingenciamentos impostos. A missiva encerra com uma frase que serve de reflexão para os políticos de uma forma geral: “Ciência não é gasto, é investimento!”.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais