Cidadeverde.com

Pesquisador piauiense integra grupo de autores de Enciclopédia da ONU

  • DSC_0095.JPG Francisco Soares Santos Filho
  • DSC_0151.JPG Francisco Soares Santos Filho

A Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou na sua Assembleia Geral de 2015 a publicação da obra UN Encyclopedia of the Sustainable Development Goals: Transforming the World We Want (Enciclopédia da ONU de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável: transformando o mundo que queremos, em tradução livre) como parte da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, a partir da qual foram definidos 17 objetivos.

Estes objetivos são: 1. Erradicação da Pobreza; 2. Fome zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 4. Educação de qualidade; 5. Igualdade de gênero; 6. Água potável e saneamento; 7. Energia limpa e acessível; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 9. Indústria, inovação e infraestrutura; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global do clima; 14. Vida na água; 15. Vida terrestre; 16. Paz, justiça e instituições eficazes; 17. Parcerias e meios de implementação. Cada objetivo deste comporá um volume da Enciclopédia.

A Enciclopédia contará com a participação de pelo menos um pesquisador piauiense. Trata-se do Prof. Dr. Thiago Carvalho de Sousa, professor do Curso de Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Thiago foi convidado e vai escrever um capítulo neste rico documento que terá como título “Impacto positivo da Tecnologia da Informação na Sociedade” no volume nove da obra que terá como tema “Indústria, inovação e infraestrutura”. A previsão de publicação é para o segundo semestre de 2018 e ficará a encargo da Springer, uma das editoras mais importantes no segmento de publicações científicas.

Além do convite formulado por autoridades na área de Tecnologia da Informação, Thiago Carvalho é membro do Comitê de ética profissional da ACM (Association for Computing Machinery), considerada uma das maiores associações de profissionais na área de Computação do mundo. Este comitê será o responsável pela publicação do novo código de ética profissional, referência mundial para a profissão, que sofrerá atualizações desde a sua última revisão publicada em 1992.

Thiago Carvalho de Sousa é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), tem Mestrado em Ciência da Computação (USP) e Doutorado em Engenharia Elétrica (USP), tendo feito parte do doutoramento na University of Southampton na Inglaterra. Atualmente ocupa o cargo de Superintendente de Ciência e Tecnologia na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico.

 

 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais