Cidadeverde.com

22 de abril: Earth Day

Como tudo sobre a Terra, o nosso planeta tem o seu dia – 22 de abril – conhecido mundialmente como Earth Day, ou o Dia da Terra. Criado em 22 de abril de 1970 pelo Senador Gaylord Nelson, o Dia da Terra tem como principal objetivo fazer com que as pessoas discutam sobre as questões ambientais que mais afligem a Terra.

No início da década de 1970, quando foi criado, estava eclodindo nos EUA e em outras nações um sentimento de preocupação coletiva com os problemas que começavam a mostrar que a Terra tem muitos recursos, mas que estes, ao contrário do que se pensava nos séculos XIX e XX, não são infinitos. Já reverberava com mais força as consequências da publicação de Primavera Silenciosa de Rachel Carson, em 1962. Já existia a preocupação com a poluição contaminando mananciais, estragando solos férteis e o uso desequilibrado de recursos.

O dia da Terra passou a ser cultuado especialmente pelo ambiente universitários. Escolas e universidades dos EUA passaram a usar este dia para promover debates sobre o futuro do Planeta, iniciando a importante caminhada a Educação Ambiental. Dos problemas que mais preocupam a Terra está o lixo e o uso de recursos naturais como minérios e o petróleo. A poluição das águas e do ar também se destacam especialmente depois que o incremento de CO2 na atmosfera passou a ser visto como um dos principais vilões do aquecimento global.

Mais recentemente o lançamento da peregrinação mundial com uma pregação sobre a questão do aquecimento global pelo ex-Vice-Presidente dos EUA, Al Gore que virou documentário premiado – Uma verdade inconveniente, esquentou a discussão, tornando o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (sigla em inglês, IPCC) o oráculo mundial sobre o cataclisma que se abateu sobre a Terra promovido pelo homem.

A principal comemoração sobre o “Earth Day” passa pela reflexão de que até agora a ciência só encontrou um local no Universo com condições para mantermos nossas vidas: na própria Terra!

Pensemos!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais