Cidadeverde.com

“Hashtag” pode ter sido criada há mais de 100 mil anos

“Cerquilha” ou “jogo-da-velha” é como se costuma a denominar o símbolo #. Para os internautas este símbolo associado a uma palavra ou expressão é chamado de Hashtag. Uma associação entre o símbolo e a tag ou palavra-chave. Ao colocarmos uma hashtag ela é convertida em um hiperlink, para qualquer uma das principais redes sociais como o twitter, facebook ou Google+. Mas o que pode ser considerado um símbolo dos tempos de internet pode na verdade ter sido criado há milhares de anos.

Pesquisadores da Universidade de Aarhus da Dinamarca encontraram pequenas lascas de rochas com diversas marcações no formato do símbolo da Hashtag. As relíquias foram encontradas na Caverna de Blombos na cidade do Cabo, África do Sul.

Para os pesquisadores as marcas, datadas de mais de 100 mil anos podem ter sido resultado da expressão artísticas de homens primitivos. Kristian Tylen, cientista cognitivo, analisou também cascas de ovos de avestruz com marcações similares, datadas entre 52 mil e 109 mil anos Antes do presente. Com o objetivo de testar acuidade sobre os desenhos registrados em rochas e conchas, a equipe de Tylen aplicou uma amostra de 24 ilustrações “limpas” copiadas, extraídas nas rochas ou não, aos olhos de 65 estudantes dinamarqueses, que teriam que classificar e copiar as imagens das linhas. Os estudantes pesquisados tiveram dificuldades em reconhecer os traços quando comparados com marcações mais recentes. De certo modo, a pesquisa concluiu que os traçados mais antigos guardam uma composição própria, porém representando símbolos distinguíveis em diferentes regiões.

Quando a gente descobre que o moderno não é tão novo assim... O homem já faz suas “artes” desde muito tempo... Os paredões da Serra da Capivara que o digam...

Até a próxima...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais