Cidadeverde.com

O mar não está pra peixe...

  • IMG_2798.JPG Ana Flávia Soares
  • IMG_2795.JPG Ana Flávia Soares
  • IMG_2793.JPG Ana Flávia Soares
  • IMG_2791.JPG Ana Flávia Soares
  • IMG_2788.JPG Ana Flávia Soares

Sem qualquer sombra de dúvidas o homem é o ser mais danoso à natureza. Não bastasse a capacidade de explorar recursos sem se preocupar com o esgotamento destes, o consumo exacerbado de produtos e os processos de descarte de resíduos têm sido bastante prejudiciais ao planeta como um todo.

Entre os danos causados o lixo é considerado um dos maiores problemas porque tem escala mundial. Não existe uma só nação que não carregue este problema. O fator educação é um diferencial, pois as nações com os melhores níveis educacionais possuem também políticas mais severas de recolhimento e tratamento dos resíduos sólidos.

O problema dos resíduos vai muito além das regiões de entorno das cidades. As cidades litorâneas, muitas vezes apresentam deposição de resíduos que são lançados diretamente no mar. O resultado disso são verdadeiras ilhas flutuantes de lixo que se deslocam ao sabor das correntes marinhas, como se pode observar na figura abaixo, extraída do site http://www.funverde.org.br/blog/ilhas-de-lixo-no-oceano/. As praias também recebem materiais que são lançados pelas ondas, conforme a variação das marés.

O lixo nos oceanos causa impactos sobre os animais que compõem a fauna marinha. Recentemente a imprensa em nível nacional mostrou uma baleia encalhada e fraca que ao morrer, após necropsia, foram encontrados 29 kg de lixo no seu estômago e intestinos. Mas diferentes animais são prejudicados pelos materiais residuais como esta tartaruga (Imagem no site do Projeto TAMAR – www.tamar.org.br).

No Piauí é provável que tenhamos as praias próximas de ambientes urbanos mais limpas do Brasil. Nossas praias encantam pelos diferentes aspectos: ondas convidativas para um bom mergulho, praias planas, vento em abundância para prática esportes como kitesurf. Mas a fama de praias paradisíacas pode está ameaçada pelo lixo encontrado em algumas de nossas praias mais belas. O registro das imagens na galeria foi feito na Praia do Coqueiro, uma das mais visitadas no litoral do Piauí.

Escrevi este texto na intenção de despertar a consciência das pessoas que visitam nossas praias, lembrando que o nosso paraíso depende muito de quem nos visita.

Até o próximo post...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais