Cidadeverde.com

Estudo de fragmentos de meteoros confirmam presença de água na Lua

A análise de meteoros de origem lunar revelou a presença de uma variação mineral de Dióxido de Silício (SiO2) denominada Moganite. De acordo com a pesquisa, a presença deste mineral é o indicativo de existe água congelada na Lua.

A pesquisa foi publicada na revista Science Advances do último dia 02 de maio, por um conjunto de pesquisadores do Departamento de Ciência dos Materiais Planetários e da Terra da Universidade de Tohoku no Japão. De acordo com a pesquisa esta variação de sílica se formou a partir das condições ambientais lunares onde parte do regolito lunar (camada superficial do solo lunar) reagiu com água com pH alcalino (pH ou Potencial Hidrogeniônico superior a 7, em uma escala que vai de 0 a 14) que chegou até a superfície, muito provavelmente vinda de outro corpo celeste que se chocou com a Lua.

A pesquisa estudou 13 fragmentos de meteoros de origem lunar, de diferentes categorias litológicas (minerais), cujo resultado se associa a outras pesquisas já realizadas de que a Lua pode conter depósitos de água congelada, especialmente nas proximidades dos polos lunares. A investigação se deu através de técnicas de espectroscopia Raman, que avaliam a composição química das amostras a partir da emissão de raios luminosos monocromáticos (de uma só cor) e demonstram interações entre a luz e a matéria, permitindo precisão na análise.

À medida que mais informações sobre outros corpos celestes chegam a Terra, novas perspectivas de exploração deste corpos se incluem no planejamento de determinadas áreas científicas.

Até o próximo post...

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais