Cidadeverde.com

Bluetooth: a tecnologia do “Dente Azul”

Todo mundo que mexe com alguma coisa de tecnologia já ouviu falar e sabe para que serve a tecnologia Bluetooth. Mesmo o mais “cru” dos usuários de smartphones ou computadores sabe que alguns aparelhos podem ser interligados pelo Bluetooth.

A tecnologia foi criada nos anos 1990 e veio para substituir cabos e fios que interligam diferentes aparelhos. Hoje por exemplo é possível ligar seu computador a uma impressora, um mouse ao computador ou o teclado ao computador tudo com tecnologia Bluetooth, sem precisar de nenhum fio e com a segurança necessária para que estes equipamentos se integrem. Se você se deparar com alguém com algo estranho enrolado na orelha pode ser um fone interligado a um telefone, por exemplo, por sinal Bluetooth.

O Bluetooth é uma tecnologia que já tem quase 30 anos e que se popularizou rapidamente. É possível ligar seu telefone a uma caixinha de som apenas com os sinais de rádio emitidos e reconhecidos pelos dois aparelhos. Alguns automóveis recebem ordens de seus motoristas nos seus módulos de som ou de GPS com a tecnologia alimentada pela energia que vem de um transmissor e um receptor, interligados por sinal Bluetooth. Isso ocorre especialmente quando os aparelhos estão próximos uns dos outros. Para interligação entre um número maior de equipamentos e que se situem a uma distância maior ou com mais barreiras físicas entre eles é comum o uso do Wi-fi. O Bluetooth substitui o infravermelho como elemento para permitir os comandos a distância entre os usuários e os aparelhos, o que chamamos de Controle Remoto.

Mas você já se perguntou porque Bluetooth tem este nome? Traduzindo para o português Bluetooth significa literalmente “Dente Azul”. Mas será que é isso mesmo? É...

Quando a tecnologia foi criada pela Ericsson e mais um conjunto de parceiros, que passaram a usar a tecnologia de modo integrado nos seus respectivos equipamentos, formando o que ficou conhecido como Bluetooth Special Interest Group (SIG), a ideia foi que a tecnologia uniu como parceiros empresas que eram, naturalmente concorrentes. A Ericsson achou por bem batizar a nova tecnologia com o termo Bluetooth em homenagem ao Rei Harold Blatand ou Haroldo I da Dinamarca. Este rei foi muito importante para unificação de países escandinavos como a Dinamarca e a Noruega. O símbolo do Bluetooth representa exatamente as letras HB. Veja o símbolo.

Segundo a lenda, o Rei Haroldo tinha um dente necrosado que ficou azulado, daí a denominação de Haroldo Dente Azul. Outra explicação para o termo Blatand (Dente Azul em Dinamarquês) é que Bla, significa Homem de pele morena e Tand, significa Homem Notável. De qualquer forma Haroldo Dente Azul já se tornou notável e extremamente conhecido pela tecnologia batizada com seu nome.

Temos muita coisa a aprender. Gostou? Até a próxima...

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais