Cidadeverde.com

Teoria da Relatividade, Albert Einstein e Sobral no Ceará: o que existe em comum?

Albert Einstein é considerado um dos maiores gênios da humanidade. Ele foi o físico teórico responsável pela formulação da Teoria da Relatividade, considerada um dos principais pilares da Física Moderna.

Einstein nasceu em Ulm na Alemanha e era filho de uma família de judeus alemães pobres. Iniciou seus estudos na Alemanha, mas aos 16 anos mudou-se para Suíça onde complementou seus estudos. Einstein iniciou sua vida profissional trabalhando em um escritório de patentes em Zurique, na Suíça, depois de passar dois anos desempregado. Concluiu seu Doutorado em 1905 e logo publicou trabalhos em vários temas como efeito fotoelétrico, movimento Browniano, relatividade especial e equivalência entre massa e energia. Mas entre seus estudos mais promissores publicou sobre a Teoria da Relatividade.

A Teoria da Relatividade é como se chama o conjunto de ideias sobre a Relatividade Restrita e a Relatividade Geral. A teoria é composta por dois postulados: o princípio da Relatividade e a Invariância da velocidade da luz. Mas o que esta teoria tem a ver com o interior do Ceará?

Em 29 de maio de 1919, portanto a 99 anos atrás, cientistas ingleses viajaram para fazer observações de um eclipse solar. Foram escolhidas duas cidades para observação do Eclipse: Sobral, no interior do Ceará, aqui no Brasil, e na Ilha do Príncipe, na Costa africana, pois em ambas a visão do eclipse seria mais completa. Em Sobral, os cientistas tiraram fotografias com um telescópio que, ao serem reveladas, puderam comprovar a existência do chamado "efeito Einstein", ou seja, a curvatura da luz ao se aproximar de um corpo de grande massa – no caso, o desvio da luz emitida pelas estrelas ao passar nas proximidades do Sol.

O registro fotográfico é considerado uma comprovação definitiva da Teoria da Relatividade de Einstein. Este ano a Prefeitura de Sobral, juntamente com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) marcou uma série de eventos para comemorar o Centenário da comprovação da Teoria da Relatividade. Desde 1999 existe na cidade o Museu do Eclipse fundado no aniversário de 80 anos da comprovação da Teoria e que passa por reformas para reabrir em 29 de maio de 2019, por ocasião do Centenário.

Até o próximo post...

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais