Cidadeverde.com

Dia Nacional da Ciência: motivos para comemorar?

Aqui no Brasil, desde 2001, 08 de julho é o Dia Nacional da Ciência e desde 2008, 08 de julho, também é o Dia Nacional do Pesquisador. Duas leis federais estabeleceram estas datas.

Não conheço muito bem a circunstância motivadora do estabelecimento da data comemorativa, mas possivelmente estejam relacionadas ao aniversário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), fundada em 08 de julho de 1948, que completa hoje seus 70 anos.

Talvez os leitores do Ciência Viva tenham observado o tom melancólico deste texto. Mas será que existem motivos para comemorar?

Os investimentos em Ciência e Tecnologia no país talvez, proporcionalmente, sejam os menores de todos os tempos. As pesquisas em andamento, muitas vezes estão absolutamente comprometidas pela falta iminente de recursos, pois todas as vezes que a “tesoura orçamentária” vem pega, em primeiro lugar, os parcos recursos destinados para Ciência. E assim caminha nosso segmento: trôpego...

A curto prazo não vejo nenhuma “Porta da Esperança” aberta. A SBPC tem encampado uma luta de pelo menos espernear para que se consiga sensibilizar as autoridades do País. Existem pequenas ilhas de benfeitorias em alguns estados. Mas, a grosso modo, boa parte dos nossos investimentos em Ciência são meio a meio entre as iniciativas públicas e privadas. Se reduz a iniciativa pública a iniciativa privada também se reduz: é consequência imediata.

Seria de muito bom tom que pudéssemos lutar por uma renovação política do Brasil. Que tal começarmos observando o que dizem os planos de Governo dos candidatos em relação ao desenvolvimento científico?

Feliz Dia Nacional da Ciência! Feliz Dia do Pesquisador!

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais